Conectado com

Geral

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4)

Morsa Images/GettyImages

Ministério da Saúde distribui 80 milhões de doses e espera imunizar 76,5 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários

 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4), com previsão de duração de dois meses, até 3 de junho. Com a distribuição de 80 milhões de doses da vacina contra Influenza, o Ministério da Saúde espera imunizar 76.5 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários.

Segundo a pasta, o dia D de mobilização nacional está previsto para 30 de abril e a campanha será dividida em duas etapas: a primeira entre 4/4 e 2/5, e a segunda entre 3/5 e 3/6.

No período inicial, serão vacinados os idosos com 60 anos de idade ou mais e trabalhadores de saúde. Já a segunda etapa inclui os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos. gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

O Ministério da Saúde afirma que a vacinação contra a gripe é uma estratégia “para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19“.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até o dia 19 de março, 4.917 casos de Influenza resultaram em internações em todo o Brasil neste ano. A maior parte deles (2.023) está na região sudeste.

Do total de casos de Influenza que resultaram em hospitalização, 1475, ou seja 30%, acometeram pessoas em faixas etárias excluídas do grupo priorizado pelo SUS, dos 6 aos 59 anos.

A vacina contra influenza utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as principais cepas do vírus em circulação, como H1N1, H3N2 (incluindo a cepa Darwin, responsável por um surto no final de 2021) e tipo B.

Sarampo
A cidade de São Paulo inicia também nesta segunda a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. Contra o sarampo, as crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade deverão ser vacinadas, além de profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Contra a pólio, estão aptas todas as crianças menores de cinco anos com vacinação em atraso ou sem histórico de vacinação. A imunização será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende vacinar 95% das 709.273 aptas para imunização. Para os profissionais de saúde, a estimativa de público é de 585.913 trabalhadores que atuam na cidade.

Em 2016, o Brasil recebeu a certificação da eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entretanto, em 2018, o vírus foi reintroduzido no país, ocasionando um novo surto com 9.325 casos no Brasil.

Em 2019, o município de São Paulo registrou 9.347 casos confirmados, com cinco óbitos. No ano seguinte, foram confirmados 454 casos e um óbito e, em 2021, sete casos foram confirmados e nenhum óbito foi registrado.

A SMS afirma que a vacinação é essencial para o combate ao sarampo. Em 2019, a capital atingiu a meta e imunizou 98,65% do público-alvo. Já em 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19, a cobertura ficou abaixo da meta, cobrindo 85,42% e 83,24%, respectivamente.

Em relação à imunização contra pólio, o mais recente ano com cobertura vacinal superior a 90% foi 2015, quando 95% do público-alvo foi imunizado. Em 2020, o índice foi de 81,95%; e de 77,99% em 2021.

O registro do último caso confirmado no Brasil ocorreu na cidade de Sousa, na Paraíba, em 1989. No estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

 

Fonte: CNN Brasil

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.