Conectado com

Geral

Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná completa dez anos de criação

Foto: BPFRON/PMPR

O BPFRON é a unidade especializada da Polícia Militar do Paraná que atua no combate aos crimes de fronteira.

 

Criado em âmbito estadual por meio do decreto 4.905, de 6 de junho de 2012, o Batalhão foi pioneiro na aplicação de policiais militares na Estratégia Nacional de Segurança das Fronteiras (ENAFRON) por meio do emprego de uma unidade policial militar especializada em atividades específicas de Preservação da Segurança Pública na região de Fronteira.

Inaugurado oficialmente em 25 de julho de 2012, o BPFRON completa em 2022 dez anos de existência. A sede do Batalhão está situada no município de Marechal Cândido Rondon e tem companhias em Guaíra, Santo Ântonio do Sudoeste, além da 1º companhia que também pertence a cidade-sede. A faixa de fronteira e atuação do BPFRON compreende uma parcela de 139 municípios do Paraná, o que corresponde a mais de um terço de todo o Estado. O BPFRON conta também com pelotões especializados no policiamento náutico e emprego de cães, destacando-se a nível nacional pela sua competência no desempenho da função.

De 2012 pra cá o batalhão expandiu fortemente em atuação operacional. Hoje, os policiais militares do BPFRON, altamente treinados e especializados no policiamento de fronteira, no combate diário a criminalidade na região fronteiriça do Estado, possuem novo fardamento, adquirido nos últimos anos com o apoio da Justiça Federal da Comarca de Guaíra, equipamentos com alta tecnologia, viaturas e embarcações para auxiliar nos trabalhos dos policiais militares na atuação policial, com recursos advindos do Estado do Paraná e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Operando de forma conjunta com outras unidades da Polícia Militar do Paraná e de modo integrado com Instituições Externas como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, O Batalhão atingiu números extraordinários nos indicadores de atuação na região de fronteira nesses 10 anos, registrando neste período apreensão de mais de 160 toneladas de drogas; registrando cem toneladas somente nos últimos três anos.

Apresentamos ainda como resultados destes dez anos de trabalho:
A apreensão e retirada de circulação de mais de 1.000 armas de fogo e 36 mil munições;
A recuperação de aproximadamente 700 veículos que foram furtados ou roubados do cidadão brasileiro e estrangeiro
A apreensão de mais de 46 toneladas de defensivos agrícolas que adentravam clandestinamente no território nacional;
A apreensão de quase 130 milhões de maços de cigarro;
Sendo, detidas ainda, 5.122 pessoas relacionadas a esses crimes transnacionais.

Isso tudo impactando diretamente em uma cadeia criminosa, interrompendo ciclos e causando prejuízo a criminalidade.

Os números são espetaculares e servem como motivação e combustível para a continuidade das ações e operações policiais na região de fronteira,
uma honra fazer parte dessa barreira imponente que defende o país das atividades criminosas transfronteiriças. Nessa década de existência, contabiliza-se que este Batalhão da Polícia Militar do Paraná causou um prejuízo estimado ao crime organizado que nos próximos dias atingira a marca de R$1 bilhão de reais.

A Polícia Militar do Paraná faz a diferença para a sociedade e o BPFRON faz a diferença na proteção da nossa fronteira aqui no oeste e sudoeste do Estado.

Fonte: BPFRON/PMPR

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.