Conectado com

Geral

Homem de 91 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Toledo

É com pesar que a administração municipal informa que a dengue fez sua segunda vítima fatal em Toledo no atual ano epidemiológico. Trata-se de um homem, de 91 anos, que apresentou os primeiros sintomas em 14 de abril, foi internado dois dias depois e veio a falecer em 6 de maio. Como a causa-mortis do paciente foi confirmada nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), só agora esse óbito foi contabilizado.

 

O idoso está entre os 4.263 moradores que tiveram dengue desde agosto de 2021 até esta quinta-feira (23), sendo que 4.209 contraíram a doença em território toledano (casos autóctones) e 54 fora dos limites do município (importados). Deste total, 92 casos foram confirmados desde o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anterior, divulgado no último dia 15, o que representa uma variação absoluta de 2,21% e uma redução de 80,34% em relação ao aferido no período entre 8 e 15 de junho, quando 468 pessoas testaram positivo.

 

Há ainda 67 exames aguardando resultado. Somando os casos confirmados, os que estão em análise e os 691 que já foram descartados, 5.021 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico.

 

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com Panorama (405), Centro (338), Europa (240), Fachini (235) e Boa Esperança (211). Em quantidade de criadouros do mosquito encontrados em imóveis no período entre 16 e 23 de junho, chama a atenção o número de criadouros encontrados nos bairros Croma (50), Tocantins (40) e Boa Esperança (20).

 

Combate

O Boa Esperança, aliás, receberá no próximo dia 2 (sábado), das 8h às 13h, as ações do Ecoponto Itinerante Contra a Dengue, ação da SMS em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e com o Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus que tem como objetivo incentivar os moradores a recolherem e destinarem de forma adequada materiais (embalagens, garrafas, plásticos, entre outros) que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, vai estar presente com a mesma intensidade com que tem trabalhado nas últimas semanas para conter a doença, conclamando a população a redobrar as ações que impeçam a reprodução do inseto, o que não exige muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.

 

É importante frisar que o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Outro ponto importante é permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis facilitados a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.

 

Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente. Nunca é demais lembrar: a dengue mata e tudo que for possível para preveni-la deve ser feito!

 

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Toledo

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico será apresentado neste mês

A comunidade rondonense está convidada a participar de audiência pública programada para o dia 28 de maio (terça-feira), tendo como proposta a apresentação e discussão do relatório final que versa sobre a atualização do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico).

A sessão está agendada para as 17h15, no auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

O objetivo com o plano municipal é promover a universalização dos serviços públicos de saneamento básico em âmbito local. Para tanto, na audiência pública do mês de abril foram estabelecidas metas e ações programadas e que devem ser executadas em um período de 20 anos.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Festa do Matambre de Bom Jardim quebra recorde de público

Recorde de publico foi registrado ontem, na Festa Do Matambre Recheado de Bom Jardim, Marechal Cândido Rondon, conforme anuncia o presidente da festa, Guido Herpich….

 

Continue Lendo

Geral

IPTU e Alvará com desconto de 8% devem ser pagos até sexta-feira

A data também é o limite para pagar a primeira parcela, os contribuintes que optarem pelo parcelamento

 

A Secretaria de Fazenda de Marechal Cândido Rondon lembra aos contribuintes que quiserem aproveitar o desconto de 8% para pagamento à vista em cota única, do IPTU e Alvará, que deverão fazê-lo até sexta-feira (10).

A data também é limite para o pagamento da primeira parcela para os contribuintes que optarem pelo fracionamento em seis vezes para o IPTU e quatro vezes para a taxa de coleta de lixo e alvará, porém sem direito a descontos.

Os carnês estão sendo entregues pelos Correios no centro e nos bairros. Já para os distritos, os contribuintes poderão retirá-los nos pontos de costume.

Devido às alterações do CEPs no âmbito do município, o secretário municipal de Fazenda, Carmelo Daronch, salienta aos contribuintes a necessidade de manter os seus endereços atualizados, possibilitando a efetiva entrega dos carnês.

Em caso de não recebimento dos carnês, os contribuintes poderão se dirigir aos Correios e aos pontos de costume para a retirada.

As guias de pagamento também podem ser retiradas pela internet, no site https://marechalcandidorondon.atende.net/.

O setor de Tributação da prefeitura também está à disposição para orientações. As guias também podem ser requeridas pelo WhatsApp 45 3284-8832 ou 45 3284-8807.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.