Conectado com

Geral

Demandas da piscicultura serão debatidas em reunião da FAEP nesta quarta-feira

As principais demandas da piscicultura paranaense no que se refere ao meio ambiente serão debatidas em reunião técnica da FAEP marcada para esta quarta-feira, a partir das 08h30, em Curitiba.

 

Embora o Paraná seja referência na piscicultura nacional, em especial pela força da criação de tilápias na região Oeste, ainda são muitas as demandas dos produtores envolvidos nesta atividade.

Dentre as quais está o elevado custo de produção, principalmente em função do montante financeiro gasto com a ração e também com a energia elétrica utilizada para a manutenção das estruturas de criação.

Outros problemas dizem respeito aos aspectos ambientais que envolvem a atividade, incluindo outorgas de água, licenciamento de operação, custos das taxas e reavalização do decreto de áreas críticas.

Essas questões ligadas ao meio ambiente serão abordadas em reunião marcada para esta quarta-feira, a partir das 08h30, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Curitiba.

A iniciativa é da Comissão Técnica da Aquicultura da Faep, que tem a frente os dirigentes dos Sindicatos Rurais de Palotina e Marechal Cândido Rondon, Edmilson Zabot e Edio Chapla, respectivamente.

Além dos dois, a reunião contará com a presença do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, dirigentes e técnicos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, do Instituto Água e Terra, do deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e representantes das Cooperativas C-Vale e Copacol.

Para Edmison Zabot, “é preciso que o Estado dê mais atenção aos produtores que enfrentam problemas em função da burocracia ambiental nas atividades agropecuárias”..

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Duas pessoas morrem em acidente na frente do Posto Sabiazinho na BR-163

Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas

Maicon Stefan / Ponto da Notícia

Um gravíssimo acidente foi registrado por volta das 12h00 desta terça-feira (30/04), no trevo de acesso ao Posto Sabiazinho, em Bela Vista – Guaíra. Duas pessoas morreram.
Conforme apurado no local, um veículo Toyota, com placas paraguaias, foi acessar o posto de combustíveis e, ao tentar atravessar a BR-163, foi violentamente atingido por um caminhão Scania, que seguia sentido Guaíra/Mercedes.

Com a violência do impacto, dois homens ocupantes do carro foram ejetados do veículo e morreram no local.
Outras duas mulheres (condutora e passageira) sofreram ferimentos graves e foram socorridas pelo SAMU.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da PRF estão no local e aguardam a chegada da Polícia Civil, Criminalista e IML.
O condutor do caminhão, que transportava porcos, não se feriu na colisão.
As vítimas fatais ainda não foram identificadas, mas seriam de nacionalidade paraguaia.                   Com informações e foto Ponto da Noticia
Continue Lendo

Geral

Jovem cabeleireira morta pelo namorado é sepultada em Pato Bragado

Foi sepultado há pouco, no Cemitério Municipal de Pato Bragado, o corpo da jovem cabelereira Aline Mayara Boni, de 24 anos.

O autor do crime ainda não foi encontrado 

Ex-moradora de Pato Bragado, ela foi encontrada morta a tiros nesta segunda-feira no pátio de uma residência, na cidade de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul.

A vítima foi encontrada com dois ferimentos na cabeça, na região da nuca, e segundo a Polícia Científica, há suspeita de que a jovem tenha sido obrigada a ficar de joelhos antes de ser assassinada
Testemunhas disseram aos policiais que ouviram ao menos quatro disparos e visualizaram o namorado dela saindo da residência com uma arma de fogo na cintura.

O suspeito é ex-morador de Marechal Cândido Rondon e teria se evadido do local do crime de carona em uma motocicleta.

Diligências passaram a ser desenvolvidas pelo setor policial de Iguatemi, no entanto, sem êxito até o momento.

Tão logo foram informados sobre a tragédia, familiares da vítima residentes em Pato Bragado se deslocaram ao município sul-matogrossense para agilizar a liberação do corpo.

O corpo  de Aline Mayara Boni chegou a Pato Bragado na madrugada desta terça-feira e o velório aconteceu na Capela Mortuária da Funerária Líder.

Após uma celebração de despedida, o corpo foi enterrado no cemitério daquele município.

Continue Lendo

Geral

MOERAN de Marechal Rondon promove programação interna neste feriado de quarta-feira (01)

O Movimento Étnico-Racial Nagô – Moeran – de Marechal Cândido Rondon, promoverá neste feriado de quarta-feira (01) uma programação interna, com confraternização dos membros e apresentação do projeto Atitude Afro, atraves da Lei Paulo Gustavo.

A coordenadora do movimento, Udilma Lins Weirich, fala das ações de amanha, e adianta o convite para o evento que ocorrerá no mes de novembro, com diversas atividades ligadas à cultura africana, que estarão à disposição da população em geral.

Ouça entrevista com Udilma…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.