Conectado com

Geral

IFPR divulga ações para a retomada da oferta de cursos suspensos

Marechal Cândido Rondon possui estudantes matriculados nas capacitações que foram cessadas

A Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Paraná (IFPR–DDEaD/Proens), divulgou recentemente as ações em andamento para a retomada se cursos da oferta 2020.

Essa oferta teve seus cursos iniciados no AVA IFPR em 2020 e foi suspensa quando os editais de seleção de estudantes estavam em sua fase final, nas chamadas de lista de espera e ocupação de vagas remanescentes, devido à descontinuidade de repasse dos recursos financeiros pelo governo federal. Outros cursos a distância, da oferta 2019, também foram impactados naquela data. Imediatamente, a DDEaD/Proens iniciou, em conjunto com a gestão do IFPR, ações para viabilizar a continuidade da oferta dos cursos suspensos com a utilização de recursos próprios, iniciando pelos cursos da oferta de 2019, que, dessa maneira, foram retomados em 2021, finalizados em 2022 e cujas formaturas estão em andamento.

Neste ano, a mesma estratégia foi direcionada para a retomada dos cursos da oferta 2020.
As ações para a retomada

Dentre as primeiras providências, houve o envio, a estudantes e polos parceiros, de um formulário de levantamento, a fim de subsidiar as equipes com dados para avaliar uma possível retomada dos cursos da oferta 2020.

Os dados obtidos nos levantamentos indicaram que algumas ações são requeridas para que o IFPR possa custear as despesas destes cursos à distância com recursos próprios.

Portanto, foi divulgada a retomada da oferta de 2020 dos cursos: Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde (CTACS);Curso Técnico Subsequente em Logística (CTLOG); Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente (CTMA).

Os estudantes matriculados em CTACS, CTLOG e CTMA terão a continuidade das atividades a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA IFPR, e também das atividades presenciais nos polos (com encontros uma vez por semana, em que são computadas presenças) e das demais atividades previstas nos projetos pedagógicos de cada curso.

Caso os estudantes matriculados não tenham mais o interesse em dar continuidade, as vagas não ocupadas nestes cursos para a retomada da oferta serão destinadas às listas de espera, quando houver, ou a novos editais de vagas remanescentes, se for o caso.
Também, como parte das ações necessárias, o IFPR comunicou o cancelamento do Curso Técnico Subsequente em Administração (CTADM), da oferta 2020, em todos os polos de EaD do IFPR.

Os estudantes matriculados neste curso ainda tenham oportunidade de cursar outra formação, podem optar, se houver interesse, pela transferência de sua matrícula em CTADM para outro curso da mesma oferta. A condição para a transferência de matrícula é que, no curso e polo pretendido, exista vaga disponível e a lista de espera esteja esgotada. Estes estudantes receberão uma comunicação com um formulário para manifestar sua opção.

As vagas dos estudantes matriculados que não responderem ao formulário, até a data limite, com a informação de seu interesse em migrar para outro curso, serão tratadas como desistência e serão destinadas à ocupação de vagas em outros cursos e polos, de acordo com o caso.

É importante enfatizar que o cancelamento se refere apenas à oferta de CTADM do processo seletivo de 2020, e não interfere em ofertas futuras desse curso.

Por fim, a DDEaD/Proens comunicou que os novos cronogramas referentes a CTACS, CTLOG e CTMA serão divulgados em breve pelas coordenações dos cursos, e os editais que tratam das retomadas das chamadas das listas de espera e da ocupação de vagas remanescentes serão publicados nos canais de comunicação institucionais e dos polos parceiros.

Em Marechal Cândido Rondon as aulas dos cursos são realizadas no CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante).

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Uopeccan faz campanha para incentivar doação do imposto de renda

Divulgação

Entidade trabalha com dois projetos sociais

 

Com a declaração do Imposto de Renda em andamento, muitas entidades assistenciais de Marechal Rondon e região estão fazendo campanhas para que no ato da declaração, o contribuinte informe qual entidade estará identificando para receber algum tipo de benefício.

Dentre essas instituições, está o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel.

A direção hospitalar esclarece que muitos não sabem, mas essa contribuição é totalmente legal, segura e ajuda a incentivar projetos importantes para o tratamento do câncer de crianças, adolescentes e adultos.

Todos os anos, a Uopeccan busca recursos por meio da destinação do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

Atualmente, dois projetos estão autorizados para receber doação e que serão de grande valia para continuar prestando um serviço de qualidade a toda população.

A diretora de Assuntos Institucionais, Kelyn Aires, explica que além de contribuir com uma causa importante, a pessoa está ajudando a salvar milhares de vidas, pois com os recursos recebidos, é possível melhorar, ainda mais, o serviço, seja adquirindo novos equipamentos, capacitando os profissionais, modernizando o hospital, entre tantas outras ações.

A Uopeccan oferece todo o suporte necessário para as pessoas físicas ou jurídicas que desejam destinar o imposto, mas tem dúvidas sobre como fazer.

Por isso, foi disponibilizado um telefone que é o: (45) 45 2101-7051 .

Um dos projetos do Hospital do Câncer é o “ Cuidando com Amor” que promove o apoio e orientação às famílias de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, viabilizando um tratamento digno e com qualidade de vida aos pacientes pediátricos. Valor do projeto: R$ 1.049.253,00.

O outro projeto é o Raio de Luz, que visa a aquisição de acessórios para a equipagem do setor de radioterapia: o valor desse projeto é de R$ 4.833.193,34.

Tributadas pelo lucro real, podem destinar até 1% (um por cento) do Imposto de Renda devido, até o último dia de expediente bancário do mês de dezembro, anualmente.
Importante observar a legislação vigente, conforme a forma de apuração contábil – trimestral ou anual.

 

Continue Lendo

Geral

Troféu Difusora/Sicoob/Farmácias Brava/Certo Imóveis começa hoje com jogo entre Quatro Pontes e Pato Bragado

Reportagem com Guilherme Heinzen

 

Continue Lendo

Geral

Ila assume como prefeito em exercício

Durante ato realizado no início da manhã desta quinta-feira (02), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, ocorreu a transmissão do cargo de prefeito a Ilario Hofstaetter (Ila).

Neste período, Ila atua como chefe do Poder Executivo de Marechal Rondon, na condição de prefeito em exercício.

Além de Marcio Rauber e de Ila, estiveram presentes à assinatura da portaria, o secretário municipal de Administração, Marcelo Portela. A Portaria nº 690/2024 foi assinada pelo prefeito em exercício, Ila, e pelo secretário de Administração.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas estudando e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, estudando e texto

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.