Conectado com

Geral

Prefeito enaltece os 55 anos de criação do Sindicato Rural Patronal de Marechal Rondon

Centenas de produtores associados e lideranças rurais da área de ação do Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon prestigiaram no sábado, dia 17, as comemorações dos 55 anos de fundação da entidade.

 

O Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon foi criado no dia 22 de dezembro de 1967, e sua primeira diretoria teve na presidência Almiro Bauermann, e nos demais cargos, Eldor Egon Lamb, Ivo Hilário da Cunha, Simon Scherer, Hedo Schneider e Reinaldo Wendrad.

O Sindicato atuava como uma empresa que comprava os principais medicamentos para animais e fornecia aos produtores rurais, além de ofertar o seu estoque para a Copagril.

A propósito, a cooperativa ocupou por algum tempo o primeiro piso do prédio do Sindicato Rural, até se mudar para a sua sede própria.

Com o passar dos anos, o produtor passou a encontrar no Sindicato tudo o que era necessário em termos de informação e documentação para o melhor andamento das propriedades rurais,

A entidade teve um papel importante na questão das indenizações das áreas agricultáveis com o represamento do Lago de Itaipu, além da recente luta para evitar a demarcação de terras indígenas na região.

Outra luta relevante foi em torno de melhorias na sanidade da pecuária paranaense, o que resultou nos status de Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e da Peste Suína Clássica.

Nas comemorações de sábado, no CTG Tertúlia do Paraná, além de ter sido apresentado um vídeo institucional, também foi realizada palestra, jantar e baile para associados e convidados.

Também foi prestada homenagem ao ex-presidente Waldemar Eduardo Kaiser, que teve seu título de Cidadania Honorário aprovado neste ano pela Câmara Municipal de Vereadores.

Ainda foram citados os ex-presidentes e os membros da atual diretoria: Presidente – Edio Chapla; Vice-Presidente Cevio Mengarda; bem como Cesar Petry; Jonas Vorpagel; Ricardo Kemfer; Eleandro da Silva; João Wochner; Gianmarco Stoef; Vilmar Dinnebier; Vilmar Fulber; Ademir Griep; Leandro Vivian; Gerso Kroessin e Valdemar Schaeffer.

Várias autoridades enalteceram a participação do Sindicato Rural no fortalecimento do agronegócio da microrregião, dentre as quais o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber..

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.