Conectado com

Geral

Prefeitura de Toledo lamenta morte de Duílio Genari

O prefeito Beto Lunitti decretou luto oficial de três dias em Toledo em razão da morte do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual Duílio Genari nesta nesta quinta-feira (2) aos 85 anos. 

Em manifestação de solidariedade, Beto Lunitti lamentou a notícia. “Nossos sinceros sentimentos a familiares e amigos. O Paraná está de luto. Em Toledo nós reconhecemos a sua história e a sua trajetória política. Lutas e conquistas que foram transformadoras na vida de Toledo e região. Deus conforte o coração de todos”, disse.

O velório será realizado no Paço Municipal Alcides Donin. Durante os atos fúnebres não haverá atendimento ao público no local. 

História – Gaúcho de Veranópolis, onde nasceu em 10 de maio de 1937, Duílio Genari pertence a uma família de origem italiana que veio para o Brasil no final do século XIX, dedicando-se à agricultura na região serrana do Rio Grande do Sul. Ao completar 15 anos, acompanhou os pais e irmãos que deixaram a cidade natal para fixar residência no Oeste paranaense. Casado com Azélia e pai de três filhos, Duílio ingressou na Câmara Municipal em 31 de janeiro de 1973. No início de 1975 foi eleito presidente do Legislativo e em 15 de novembro de 1976 se elegeu prefeito de Toledo.

Foi gestor do município de 31 de janeiro de 1977 até 15 de maio de 1982 quando deixou o cargo para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em 1986, ficou na 1ª suplência e assumiu a vaga em março de 1990, permanecendo até agosto. Naquele ano, disputou a eleição pelo PFL e foi eleito com 11.317 votos. A reeleição viria quatro anos mais tarde, pelo PP, somando 29.781 votos. No final de 1995, filiou-se ao PPB (Partido Progressista Brasileiro), e ocupou o cargo de líder da bancada em 1996. 

Em 98, conquista seu quarto mandato com 34.213 votos. Já nas eleições 2002, repetiu o desempenho eleitoral e manteve sua cadeira no Legislativo com o apoio de 33.385 eleitores. Com 36.999 votos, nas últimas eleições de 2006, aumentou sua representatividade, conquistando seu sexto mandato. Destacou-se como parlamentar regionalista, sempre preocupado com tudo que diz respeito ao bem coletivo.

Foi reconhecido por seu trabalho na Assembléia Legislativa, sendo escolhido cidadão honorário em Toledo, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Iguatu, Maripá, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes e Tupãssi. Na Legislatura encerrada em 31 de janeiro de 2011, foi presidente da Comissão de Tomadas de Contas e vice-presidente da Comissão de Fiscalização. Participou de diversas outras comissões e despediu-se da ALEP em 31/12/2014.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho

 

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho

Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

Provas: 3 e 10 de novembro

Gabarito oficial: 20 de novembro

Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Casa onde moravam avós e neto em Toledo é destruída por incêndio

Foto: Portal Nova Santa Rosa

Restaram apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada

 

Na manhã desta segunda-feira (13), um incêndio de grande proporção causou destruição em uma residência localizada no Jardim Europa, em Toledo. A casa, com aproximadamente 80 m², era o lar de um casal de idosos e um rapaz de 20 anos, neto do casal. No momento do incêndio, apenas o casal se encontrava em casa. Ninguém se feriu.

Segundo relatos da moradora, o incêndio teve início no quarto do neto, provavelmente devido a um curto-circuito. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local, porém, devido à intensidade das chamas, pouco puderam fazer para conter o fogo, que rapidamente consumiu toda a residência.

O incêndio destruiu completamente dois quartos, a sala, a despensa e a área externa, restando apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada. Os moradores perderam todos os seus pertences, incluindo móveis, eletrodomésticos e roupas.

Apesar dos esforços dos Bombeiros, que utilizaram aproximadamente 2.000 litros de água no combate ao fogo, não foi possível evitar a perda material.

 

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Geral

Capacitação para participantes de licitações tem inscrições gratuitas

Evento será realizado quinta-feira (16), na Acimacar

 

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio do Módulo Empresarial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com os apoios da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial) e da plataforma BLL Compras, promove uma capacitação direcionada às empresas participantes e às que desejam se inscrever em licitações públicas.

O treinamento será realizado quinta-feira (16), às 19h, na Acimacar. A participação é gratuita, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo endereço https://www.sympla.com.br/…/capacitacao…/2458440.

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é ampliar os conhecimentos para que as empresas estejam aptas a vender para os entes públicos. O incentivo é apresentado no âmbito do programa Compras Marechal.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.