Conectado com

Geral

Toledo desenvolve programação para comemorar o Dia de Combate ao Feminicídio

Uma mobilização pela vida das mulheres acontecerá em Toledo, nesta segunda-feira, dia 22, data instituída como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

A data marca o dia da morte da advogada guarapuavana, Tatiane Spitzner, em 2018.

O crime, cometido pelo marido da advogada, Luís Felipe Manvailer, que vai a júri popular por homicídio qualificado e fraude processual, estimulou o debate sobre a violência contra a mulher.

Com a aprovação do projeto de lei, essa mobilização contará com lideranças de todos os municípios paranaenses para que elas sincronizem ações de conscientização, em 22 de julho.

As ações terão início às 10h00, na Praça Willy Barth, e contará com divulgação dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência; ato “Nenhuma a menos – o retrato do feminicídio no Paraná”, onde serão expostas a população 82 cruzes com velas e fitas pretas representando as vítimas de feminicídio no Estado no último ano de maio de 2018 a maio de 2019.

A Lei 19.873/2019 que tornou 22 de julho o Dia D do combate ao feminicídio, foi uma proposta da deputada estadual Cristina Silvestri.

O evento é organizado pela Procuradoria Especial da Mulher e a realização será da Secretaria de Política para Mulheres de Toledo.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Abertas as inscrições para a seletiva do curso de eletricista industrial

Capacitação inicia no dia 15 de maio, das 18h45 às 22h45

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon, em parceria com o SENAI, está oferecendo mais um curso gratuito de eletricista industrial. As inscrições para a seletiva estão abertas e podem ser realizadas até o dia 06 de maio, na prefeitura, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. A seletiva acontecerá no dia 07. A capacitação inicia no dia 15 de maio, no horário das 18h45 às 22h45.

Entre os pré-requisitos constam ter idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental completo. Serão disponibilizadas 20 vagas, com carga horária de 240 horas/aula.

Mais informações pelo telefone 3284-8796.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Novo DPVAT volta à pauta da CCJ nesta terça

Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve analisar, nesta terça-feira (30), projeto de lei complementar que recria o Seguro Obrigatório Para Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). O PLP 233/2023 reformula e retoma a cobrança anual obrigatória de proprietários de veículos, conhecida como DPVAT, que foi extinto em 2021. O relator e líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), apresentou relatório favorável. A reunião está prevista para às 9h30.

Estava prevista para essa quarta-feira (24) a análise do projeto no colegiado e seu prosseguimento para o Plenário em regime de urgência. Mas a discussão na CCJ foi adiada após o requerimento de urgência ser retirado ante manifestações contrárias de senadores da oposição na terça-feira (23).

O texto garante indenização por morte e por invalidez permanente, total ou parcial. Também engloba reembolso de despesas com assistências médicas que não estejam disponíveis pelo SUS no local de residência da vítima, serviços funerários e reabilitação profissional de vítimas com invalidez parcial. O seguro será operado pela Caixa Econômica Federal em um novo fundo.

Valores disponíveis

A proposta também permite ao governo federal o aumento de gastos previstos no Orçamento (crédito suplementar) sem precisar do aval do Congresso Nacional. O valor previsto é de R$ 15 bilhões, segundo afirmou o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) em entrevista à TV Senado no dia 16 de abril. Para isso, o projeto altera regra do Novo Arcabouço Fiscal (Lei Complementar 200, de 2023).

O uso dos créditos suplementares estava previsto apenas para o fim de maio, pois as regras atuais condicionam os recursos à divulgação da segunda avaliação bimestral de receitas e despesas feita pelo Tesouro Nacional, que ainda não ocorreu. O mecanismo tem como fonte o aumento no crescimento da receita previsto para o período em relação à receita arrecadada em 2023 e só vale para 2024. Também deve observar os limites de gastos previstos na legislação.

 

Fonte: Agência Senado

Continue Lendo

Geral

Ecoponto fechado na quarta-feira (1º)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Marechal Cândido Rondon comunica que na quarta-feira, dia 1º, em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, o Ecoponto, no parque de exposições, estará fechado. O atendimento será normalizado na quinta-feira (02).

O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 7h às 18h.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.