Conectado com

Geral

Educação realiza formação sobre alimentação para alunos com TEA

Uma iniciativa da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Educação, resultou em uma formação voltada à alimentação inclusiva nas escolas municipais e nos CMEIs (centros municipais de educação infantil) para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A capacitação foi direcionada às cozinheiras da alimentação escolar.

Na ocasião, a neuropsicopedagoga da Secretaria de Educação, Eliane Grisa, e a psicopedagoga dos CMEIs, Adriani Zimmermann, trabalharam o entendimento sobre inclusão, além da seletividade alimentar x dificuldade alimentar. Elas atuam na equipe multidisciplinar.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Jaciara Reis, abordou sobre o tratamento nutricional na seletividade e destacou as ações necessárias para prestar assistência alimentar e nutricional no âmbito do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

A nutricionista ressalta que a formação faz parte do Projeto Saber Cuidar, que junto com a nutricionista dos CMEIs, Raquel Nienow, é desenvolvido para fortalecer o acompanhamento alimentar e nutricional de crianças com necessidades alimentares específicas. O projeto foi iniciado com atendimento aos pais, além da capacitação de cozinheiras sobre o cuidado com alunos portadores de diabetes e agora para os alunos diagnosticados com TEA.

Para Jaciara, a formação em TEA é fundamental para que seja possível realizar um acompanhamento nutricional contínuo e individualizado para estudantes com TEA na rede municipal de ensino. Outros intuitos são promover o acolhimento dessas crianças, para analisar a presença de comportamentos de seletividade alimentar, bem como investigar outras necessidades alimentares específicas.
Sensibilização

A neuropsicopedagoga Eliane destaca que o indivíduo com TEA encontra uma série de dificuldades ao ingressar na escola regular, que passam a fazer parte da rotina dos professores e da escola como um todo.

“Dentre as dificuldades enfrentadas, destacam-se os problemas alimentares, o que contempla a seletividade. A inclusão desse aluno ultrapassa os limites da sala de aula, por isso a necessidade de abordar o assunto com as profissionais das escolas e dos CMEIs que estão diariamente lidando com a alimentação dessas crianças”, diz.

“Ações assim são essenciais para sensibilizar a comunidade escolar e em especial as merendeiras, sobre a importância do respeito e da inclusão de pessoas com TEA. Com isso, busca-se garantir que todos as crianças tenham de fato, a igualdade de oportunidades para seu melhor desenvolvimento, aprendizagem e alimentação no ambiente escolar”, conclui Eliane.

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e pessoas estudando

Pode ser uma imagem de 15 pessoas, cabelo loiro e pessoas estudando

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Fórum Eleitoral terá atendimento diferenciado de hoje ate quarta-feira

O chefe do Cartório Eleitoral de Marechal Rondon, Fabio Gealh, confirma que de hoje ate quarta-feira, o horário de atendimento no Fórum Eleitoral será das 9 às 18hrs.

Nestes dias o atendimento aqui no Fórum Eleitoral de Marechal Rondon será apenas por ordem de chegada.

Dia 08 agora, próxima quarta-feira, termina o prazo para quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo.

É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário.

Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

 

Continue Lendo

Geral

Inscrições para o Festival Brescianini da Canção terminam hoje

Termina nesta segunda-feira, as inscrições ao 2º Festival Brescianini da Canção de Marechal Rondon.

O evento musical, de participação popular, ocorre com a finalidade de valorizar os artistas locais e regionais, além da difusão das músicas brasileira e alemã.

Disponibilizado para rondonenses e candidatos de outros municípios, o objetivo com o evento é selecionar intérpretes locais para o XIX FERMOP (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná).

A organização é da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Cultura, e pela Proem (Fundação Promotora de Eventos).

O Festival Brescianini abrange as categorias alemã (a partir de 10 anos), infantojuvenil livre (de 10 a 15 anos completos até a data do evento), e adulto (a partir de 16 anos completos até a data do evento) nos estilos gospel, popular e sertanejo.

O formulário de inscrição e o regulamento completo do festival estão disponíveis no site da prefeitura de Marechal Rondon.

 

Continue Lendo

Geral

Homem é baleado por desconhecido em Marechal Rondon

Disparos foram feitos em direção a um grupo de pessoas

Uma ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada pela Policia Militar de Marechal Cândido Rondon, em frente a uma conveniência na Avenida Irio Jacob Welp, na madrugada de sábado (04).

No local a equipe policial foi informada por  populares que  as  pessoas que presenciaram os fatos,  estavam na UPA, pois uma havia sido atingida por disparos de arma de fogo.

Na unidade de saúde  a vitima relatou que estava com amigos, todos  sentados em cadeiras de praia em via pública, em frente a conveniência, quando um homem que não soube identificar,  parou um veículo Ford KA de cor cinza, desceu  e utilizando  uma pistola efetuou diversos disparos na direção de todos que estavam no local.

De acordo com o relato, todos começaram a correr, momento em que  sentiu ter sido alvejado na  coxa  esquerda e  na perna direita.

         Feitos os disparos o autor evadiu-se do local.

         O ferido foi socorrido pelos amigos e encaminhado para a  UPA-Marechal.

         Segundo equipe médica, ambos os disparos transfixaram as pernas atingidas.

         Assim como a vitima, as testemunhas não souberam identificar o autor dos disparos.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.