Conectado com

Geral

SESC e prefeitura renovam convênio do Projeto Futuro Integral

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon reafirmou com o Sesc, a sequência do projeto Futuro Integral na Escola, que desenvolve atividades de letramento na área do raciocínio lógico, envolvendo literatura, jogos de raciocínio lógico, de arte e cultura.

O encontro contou com a presença do prefeito municipal Marcio Rauber e do diretor do Serviço Social do Comércio, Carlos Cremonini, que falda da parceria..

 

Geral

Segue campanha de doação de parte do Imposto de Renda

A Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal dos Idosos (COMUDI), seguem desenvolvendo a campanha de doação de parte do Imposto de Renda para projetos voltados para crianças e idosos.

A destinação solidária é feita diretamente na declaração e não custa nada.

A secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, reforça que a ação é 100% segura, sendo que a quantia doada é deduzida do imposto a pagar ou a restituir.

É possível destinar 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e outros 3% para o Fundo do Idoso.

Qualquer pessoa que declara pelo modelo completo pode fazer a destinação, garantindo que parte dos recursos do IR permaneça na cidade, para ser investida em projetos sociais realizados por instituições cadastradas nos conselhos municipais.

A campanha já foi realizada em outros anos e, através dela, importantes projetos já foram realizados, beneficiando o Asilo Lar Rosas Unidas, APAE, entre outras entidades.

Iniciado em 15 de março, o prazo de envio da Declaração do IRPF 2024 segue até o dia 31 de maio.

 

Com Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Proteção das lavouras no Paraná: serviço Alerta Geada começa nesta terça-feira

Foto: Ana Tigrinho/AEN

O serviço Alerta Geada é mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As previsões são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências.

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, tem início nesta terça-feira (14) o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.

“O risco de geada configura-se com a aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco em contexto de céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. O fenômeno ocorre com força suficiente para provocar queda expressiva da temperatura do ar até abaixo de zero grau no solo, causando a formação de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. A geada negra caracteriza-se por ventos fortes constantes em temperatura muito baixa, condição que causa a morte do tecido vegetal das plantas sem formação de gelo nas superfícies.

No Paraná as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões, com mais frequência no Sudoeste, Sul, Centro, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. “Contudo, devido à influência do fenômeno climático La Niña no inverno e na primavera deste ano, são esperados anticiclones frios tardios também em setembro e outubro, com potencial para provocarem geadas nas regiões onde habitualmente são registradas as temperaturas mais baixas”, afirma Kneib.

CONFIABILIDADE – Lançado há 29 anos, o serviço Alerta Geada apresenta alto grau de confiabilidade. Para fazer a previsão duas vezes ao dia, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície. Também são observadas imagens provenientes de satélites.

Tomando por base o histórico climatológico do Estado, é analisado um campo meteorológico em ampla escala, com dados nacionais e internacionais integrados. Um mapa de probabilidade classifica a geada como fraca, moderada ou forte. Em seguida, a equipe de agrometeorologia do IDR-Paraná interpreta as informações e divulga o alerta, com recomendações para proteção das lavouras. Se as condições para formação de geada persistirem, um aviso de ratificação é lançado até 24 horas antes da ocorrência. A qualidade do serviço é continuamente aperfeiçoada por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

CANAIS – O Alerta Geada está disponível gratuitamente nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, telefone (43) 3391-4500, páginas do IDR-Paraná e Simepar. No site do Simepar também estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista, bem como a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. Podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Além disso, o podcast Simepar Informa é postado diariamente no Spotify e distribuído aos veículos de comunicação social.

Fonte: AEN
Continue Lendo

Geral

Homem é vitima de descarga elétrica em Novo Três Passos

Durante a noite foi transferido para Toledo

O Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado por volta das 18 horas desta segunda-feira, para atender a uma vitima de choque elétrico.

A situação ocorreu em uma empresa no distrito rondonense de Novo Três Passos e a vitima foi um homem de 36 anos.

Não foram revelados detalhes de como o acidente de trabalho aconteceu, porém a vitima deu entrada para atendimento na UPA-Marechal.

Durante a noite uma equipe do SAMU realizou a transferência do homem para o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.