Conectado com

Geral

Regional de Saúde confirma morte de menina de Boa Vista da Aparecida por Covid-19

Criança de 3 anos tinha problemas cardíacos e morreu no sábado (14)

A 10ª Regional de Saúde confirmou no fim da manhã desta terça-feira (17) a morte da criança de 3 anos por Covid-19. A menina era moradora de Boa Vista da Aparecida e morreu no sábado (14).

Ela apresentou sinais respiratórios na quinta-feira (12) e foi transferida para o HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). Na sexta-feira (13), quando a criança ainda estava internada passou por um teste rápido de Covid-19, que deu positivo para a doença. No dia seguinte ela morreu.

“Dentro das investigações prévias que fizemos, a gente está considerando esse caso como, infelizmente de óbito por Covid. Essa é uma criança que tinha comorbidade, ela era acompanhada pelo serviço de saúde. A gente acredita que talvez essa comorbidade possa ter contribuído para esse desfecho”, informou Daniel Fontoura Loss, coordenador de imunização da 10ª Regional de Saúde de Cascavel.

A menina foi vacinada no mês de junho com a primeira dose. Nesse esquema primário de vacinação, pela faixa etária da criança, a 10ª Regional de Saúde entende que esse calendário prevê, pelo menos, duas doses do imunizante para manter a proteção em dia.

A reportagem da CATVE entrou em contato com a família, que não quis se pronunciar sobre o assunto, mas diz não concordar com laudo médico por se tratar apenas de um teste rápido.

O coordenador Daniel Fontoura Loss explicou sobre como funciona o exame.

“Para a saúde pública, de vigilância a gente considera esse teste confirmatório. Ele é um teste rápido, de antígeno, ou seja, ele detecta o vírus, ele não pega um anticorpo para ver se talvez tenha vírus circulante ou teve vírus circulante na pessoa. Ele pega o vírus na amostra […]. E é um teste que tem confiabilidade acima de 90%, então é um teste que é muito seguro, que a gente usa há um bom tempo”, explicou.

Desde o início da pandemia, que começou em 2020, esse foi o 18º óbito de criança registrado na 10ª Regional de Saúde, que abrange 25 municípios. Nessa faixa etária o 12º.

Em relação a vacinação em Cascavel, nos últimos meses houve uma queda na procura pelo imunizante, e vale lembrar a importância de manter o calendário vacinal em dia.

 

 

Catve com JC1

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Rádios Difusora AM e FM comemoram aniversário hoje

São 58 anos de Difusora AM 970 e 36 anos de Difusora FM 95.1

Toda a equipe da Difusora, especialmente em nome do diretor das emissoras, Diedi Waldow, agradece aos ouvintes que por décadas fazem parte da família Difusora.

A todos os nossos ouvintes o nosso Muito Obrigado.

 

Diedi Waldow, dona Ingrid Waldow e Juliane Waldow

Continue Lendo

Geral

Iniciado o período de adoção de cartinhas de Natal na prefeitura rondonense

O prazo de adoção de cartinhas de Natal teve início nesta segunda-feira (18) e segue em vigor até o dia 13 de dezembro. Interessados em adotar uma cartinha podem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

De acordo com Josiane Laborde Rauber, secretária municipal de Assistência Social, mais de 400 cartinhas foram adotadas no ano de 2023. “É uma ação muito importante que visa atender as crianças carentes do município. Qualquer pessoa que tiver interesse em adotar alguma cartinha, pode chegar na secretaria e escolher uma”, lembra.

Por sua vez, as cartinhas com os pedidos podem ser entregues até o dia 29, exclusivamente na Secretaria de Assistência Social, mediante a realização de um cadastro.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Backes e Sauer anunciarão seus primeiros secretários no inicio do mês que vem

Para escolha dos nomes levarão em consideração o conhecimento técnico e politico dos novos secretários

O futuro prefeito Adriano Backes adiantou que os nomes que irão compor seu secretariado serão anunciados a partir do período de transição, que termina no final do mês.
Entretanto, aumentam as expectativas em relação aos indicados.

Nos bastidores políticos, muitos comentários e conversas de amigos e grupos políticos, arriscam palpites de nomes para o secretariado, inclusive, alguns mais ousados, já dão alguns nomes como certos.

Das especulações, para a Secretaria Municipal de Saúde são cogitados dois nomes: da atual secretária da pasta e eleita vereadora  Marciane Specht, ou do nutricionista e vereador reeleito Rafael Heinrich.
Para a Mobilidade os nomes são do atual secretário e vereador eleito para a próxima legislatura, coronel Welyngton Alves da Rosa; ou então, dos diretores da Câmara Municipal de Vereadores, os sargentos aposentados Marcos Carlton Hennig; e Angelo Rafaeli.

Para a pasta da educação, não está descartada a permanência do atual Fernando Volpatto; ou então, a possibilidade do vereador Cristiano Mertzner, o “Suko” que ficou na suplência na ultima eleição para vereador.

“Suko” também é cotado na pasta do Esporte e Lazer; ou então, o nome do atual secretário Diogo Schneider, o “Bolha”.

Para a finâncas, os bastidores políticos apontam para a permanência de Carmelo Daronch.

Secretaria Municipal de Cultura, existe os comentários para a esposa do vice-prefeito eleito Soldado Sauer, Elenice Sauer; para a atual primeira-dama Josiane Rauber; ou ainda a permanência do atual Junior Niszczak.

Para a pasta de gestão de governo, o nome cotado é do vereador reeleito Claudinho Koheler.

Claudinho também é cotado para a assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para a pasta da Viação e Obras, o nome de Pedro Rauber é cotado para a Secretaria; ou a permanência de João Klein, atual titular.

Na Agricultura e Política Ambiental; os nomes são do vereador eleito Maciel Escher; ou a permanência do atual secretário Adriano Freitag

Para a Secretaria de Assistência Social, os nome que aparecem nos comentários do povo – ou seja, nada oficial – são da primeira dama Ândria Backes; ou então do vereador eleito Valdirzinho Sackser, que por anos atuou como diretor da pasta.

Na secretária de planejamento a permanência do engenheiro Alisson Ostjen; ou então a vinda de um reforço do município Maripá: o ex-prefeito Anderson Bento Maria.

Na procuradoria os bastidores indicam pela permanência de  Douglas Gauer.

No SAAE  – Serviço Autônomo de Água e Esgoto os nomes são de Anderson Loffi – atual diretor; ou então dos servidores de carreira Darci Schütz e Gerson Silva.

Na PROEM – Fundação Promotora de Eventos, os nomes comentados são do atual diretor Tioni de Oliveira; e do empresário Rodrigo Pulga, o “Verde” que disputou as eleições para vereador, e ficou na primeira suplência do União Brasil.

Para a função de chefe de gabinete, o mais cotado é o fiel escudeiro de Backes; que foi assessor na Câmara e trabalhou como diretor na pasta da agricultura quando Adriano era secretário municipal, –  Gilmar Dattein.

Também há a possibilidade da inclusão no roll de secretários municipais, do atual prefeito Marcio Rauber, porém, ninguém arriscou qual pasta.
Esses nomes, são especulações que circulam por atores políticos da cidade.

Mantivemos contato com o prefeito eleito Adriano Backes, o qual afirmou que primeiro será finalizado o processo de transição de governo –  previsto para terminar dia 29 deste mes, para depois articular a formação do seu secretariado.

Revelou que para escolha dos nomes, Backes e Sauer levarão em consideração o conhecimento técnico e politico.

O futuro prefeito comentou que o período de anuncio do primeiro escalão acontecerá de forma gradativa, com a confirmação de alguns nomes ja no inicio de dezembro, uma vez primeiro fará o convite aos escolhidos, porém, terá que espera um retorno deles para dai sim, a confirmação oficial.

Em resumo, tudo segue sendo um mistério.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.