Conectado com

Geral

Primeira sessão do Tribunal do Juri de 2024 acontece hoje em Marechal Rondon

Serão três réus já presos e que mataram colega de cela

Um crime ocorrido no interior da cadeia pública de Marechal Cândido Rondon será julgado em sessão do Tribunal Popular do Juri nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro.

Serão réus: Bruno Ricardo Peppler, Ezequiel Maylon Rodrigues de Moura e Samuel Pereira de Proencio.

Eles respondem pela morte de Alan Aparecido Távora, crime ocorrido em 04 de janeiro de 2023, por volta da 22 horas, no interior do ‘alojamento 301’ da cadeia pública local.

Conforme o Ministério Público, estando os denunciados e a vítima na mesma cela, Bruno e Samuel subiram na cama em que estava Alan e o jogaram no chão.

Nesse instante, Ezequiel foi para cima e aplicou-lhe o golpe popularmente conhecido como “mata-leão”.

Enquanto o denunciado Ezequiel aplicava o golpe que comprimia o pescoço da vítima, Samuel segurava as pernas e o tronco da vitima e Bruno desferia socos e afirmava “seu pilantra, você não é o bichão? Agora você vai morrer”.

Após cerca de 15 minutos de ininterrupta compressão do pescoço de Alan Aparecido Távora, os denunciados cessaram suas ações, constatando que a vítima encontrava-se morta.

Diz a denuncia que o delito foi cometido por motivo fútil, uma vez que, horas antes do crime, o denunciado Bruno e a vítima Alan estavam realizando uma brincadeira consistente em aplicar um no outro o golpe “mata leão” a fim de saber quem desistiria por último, sendo que o ofendido acabou se sagrando vencedor, o que fez com que os denunciados ficassem revoltados.

Após ceifarem a vida de Alan, os denunciados forjaram as circunstâncias de sua morte, a fim de que aparentasse um suicídio por enforcamento.

Nessa perspectiva, o denunciado Ezequiel amarrou uma corda feita com manta de lençol no exaustor, enquanto os denunciados Bruno e Samuel levantaram o corpo de Alan, encaixaram a corda no pescoço da vítima e, após, deixaram o corpo suspenso.

A sessão do Tribunal do Juri será presidida pelo juiz Clairton Spinassi.

O Ministério Público será representado pelo Promotor Dr. Ítalo João Chiodelli e na defesa dos réus atuarão os advogados: Gustavo Graciano de Paiva, Marcelo Henrique Marchi e Silvreste Vinciguerra Neto Fortini.

 

 

Geral

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho

 

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho

Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

Provas: 3 e 10 de novembro

Gabarito oficial: 20 de novembro

Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Casa onde moravam avós e neto em Toledo é destruída por incêndio

Foto: Portal Nova Santa Rosa

Restaram apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada

 

Na manhã desta segunda-feira (13), um incêndio de grande proporção causou destruição em uma residência localizada no Jardim Europa, em Toledo. A casa, com aproximadamente 80 m², era o lar de um casal de idosos e um rapaz de 20 anos, neto do casal. No momento do incêndio, apenas o casal se encontrava em casa. Ninguém se feriu.

Segundo relatos da moradora, o incêndio teve início no quarto do neto, provavelmente devido a um curto-circuito. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local, porém, devido à intensidade das chamas, pouco puderam fazer para conter o fogo, que rapidamente consumiu toda a residência.

O incêndio destruiu completamente dois quartos, a sala, a despensa e a área externa, restando apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada. Os moradores perderam todos os seus pertences, incluindo móveis, eletrodomésticos e roupas.

Apesar dos esforços dos Bombeiros, que utilizaram aproximadamente 2.000 litros de água no combate ao fogo, não foi possível evitar a perda material.

 

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Geral

Capacitação para participantes de licitações tem inscrições gratuitas

Evento será realizado quinta-feira (16), na Acimacar

 

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio do Módulo Empresarial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com os apoios da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial) e da plataforma BLL Compras, promove uma capacitação direcionada às empresas participantes e às que desejam se inscrever em licitações públicas.

O treinamento será realizado quinta-feira (16), às 19h, na Acimacar. A participação é gratuita, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo endereço https://www.sympla.com.br/…/capacitacao…/2458440.

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é ampliar os conhecimentos para que as empresas estejam aptas a vender para os entes públicos. O incentivo é apresentado no âmbito do programa Compras Marechal.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.