Conectado com

Geral

Boletim da dengue confirma 15,3 mil novos casos e mais 14 óbitos no Estado

Foto: SESA

O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra o maior número de casos em um boletim do atual período epidemiológico: 15.361 novos casos. Ele também traz 14 novos óbitos pela doença.

 

O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra o maior número de casos em um boletim do atual período epidemiológico: 15.361 novos casos. Ele também traz 14 novos óbitos pela doença. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 73.928 casos confirmados e 37 óbitos.

Este é o 26º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 187.594 notificações, 46.122 casos em investigação e 61.130 descartados. Dos 399 municípios, 319 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 397 tiveram notificações.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados são a 16ª RS de Apucarana (15.541), 10ª Cascavel (8.340), 8ª RS Francisco Beltrão (6.502), 17ª RS de Londrina (6.463) e 15ª RS de Maringá (6.388). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (10.402), Londrina (5.128), Maringá (3.560), Paranavaí (3.015), Cascavel (2.898), Ivaiporã (2.240), Quedas do Iguaçu (1.875), Dois Vizinhos (1.616), Jandaia do Sul (1.608) e Antonina (1.470).

ÓBITOS – As 14 mortes que constam neste último informe são de pessoas entre 31 e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Do total de registros, dois óbitos ocorreram nos municípios de Ampére e Salto do Lontra (8ª RS); um em Mariluz (12ª RS); um em Paranavaí (14ª RS); um em Sarandi (15ª RS); dois em Apucarana (16ª RS); dois em Terra Roxa e Toledo (20ª RS) e um em Ivaiporã (22ªRS). Na 17ª Regional de Londrina houve quatro óbitos, o maior número deste boletim. Dois deles eram residentes do município de Londrina, um de Cambé e um de Rolândia.

Os óbitos do período epidemiológico foram em Antonina, Ampére, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Mariluz, Marilena, Paranavaí, Sarandi, Apucarana, Arapongas, Cambira, Cambé, Londrina, Rolândia, Terra Roxa, Toledo e Ivaiporã.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim confirmou ainda 11 novos casos de chikungunya, somando 79 confirmações da doença. Do total de casos, 51 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 262 casos em investigação e 719 notificações. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 75 notificações.

INFESTAÇÃO PREDIAL – A Sesa publicou, também, o primeiro informe entomológico deste ano, monitoramento que permite identificar regiões com aumento na proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

De acordo com o documento, no período de 1º de janeiro a 29 de fevereiro, dos 334 municípios que encaminharam as informações entomológicas para a Sesa, 37 estão dentro da situação de risco de epidemia, 198 em alerta e 96 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial). Os demais não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento.

Os principais depósitos de criadouros encontrados foram em lixos, 30,4% (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção); vasos e frascos com água, pratos, degelo da água de geladeiras e materiais de construção, com 37%; e depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico de água, com 16,4%.

REFORÇO – A Sesa monitora de maneira constante o quadro epidemiológico no Estado. Nos últimos sete dias vários eventos e ações foram realizadas para combate ao mosquito e com foco na prevenção. Equipes da secretaria e do Ministério da Saúde realizaram uma agenda em Apucarana, no Vale do Ivaí, cidade com mais casos no Estado, para orientar profissionais e identificar possíveis fragilidades no atendimento a pacientes.

Também foi realizada a terceira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue para discutir ações de mobilização e vigilância permanente com a participação de representantes das instituições que compõem o grupo. No último sábado, dia 02 de março, aconteceram diversas atividades no Dia D de enfrentamento à dengue, envolvendo os municípios do Paraná.

O Governo do Estado anunciou também um aporte adicional de recursos de R$ 93 milhões para auxiliar os municípios. O valor será distribuído entre diversas áreas e tem como finalidade aprimorar o atendimento hospitalar, garantir a disponibilidade de insumos, instrumentalizar as equipes de agentes comunitários de saúde e intensificar a vigilância em saúde.

Confira o informe semanal da dengue AQUI e mais informações neste link.

Confira o informe Infestação Predial AQUI.

Fonte: AEN
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Rádios Difusora AM e FM comemoram aniversário hoje

São 58 anos de Difusora AM 970 e 36 anos de Difusora FM 95.1

Toda a equipe da Difusora, especialmente em nome do diretor das emissoras, Diedi Waldow, agradece aos ouvintes que por décadas fazem parte da família Difusora.

A todos os nossos ouvintes o nosso Muito Obrigado.

 

Diedi Waldow, dona Ingrid Waldow e Juliane Waldow

Continue Lendo

Geral

Iniciado o período de adoção de cartinhas de Natal na prefeitura rondonense

O prazo de adoção de cartinhas de Natal teve início nesta segunda-feira (18) e segue em vigor até o dia 13 de dezembro. Interessados em adotar uma cartinha podem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

De acordo com Josiane Laborde Rauber, secretária municipal de Assistência Social, mais de 400 cartinhas foram adotadas no ano de 2023. “É uma ação muito importante que visa atender as crianças carentes do município. Qualquer pessoa que tiver interesse em adotar alguma cartinha, pode chegar na secretaria e escolher uma”, lembra.

Por sua vez, as cartinhas com os pedidos podem ser entregues até o dia 29, exclusivamente na Secretaria de Assistência Social, mediante a realização de um cadastro.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Backes e Sauer anunciarão seus primeiros secretários no inicio do mês que vem

Para escolha dos nomes levarão em consideração o conhecimento técnico e politico dos novos secretários

O futuro prefeito Adriano Backes adiantou que os nomes que irão compor seu secretariado serão anunciados a partir do período de transição, que termina no final do mês.
Entretanto, aumentam as expectativas em relação aos indicados.

Nos bastidores políticos, muitos comentários e conversas de amigos e grupos políticos, arriscam palpites de nomes para o secretariado, inclusive, alguns mais ousados, já dão alguns nomes como certos.

Das especulações, para a Secretaria Municipal de Saúde são cogitados dois nomes: da atual secretária da pasta e eleita vereadora  Marciane Specht, ou do nutricionista e vereador reeleito Rafael Heinrich.
Para a Mobilidade os nomes são do atual secretário e vereador eleito para a próxima legislatura, coronel Welyngton Alves da Rosa; ou então, dos diretores da Câmara Municipal de Vereadores, os sargentos aposentados Marcos Carlton Hennig; e Angelo Rafaeli.

Para a pasta da educação, não está descartada a permanência do atual Fernando Volpatto; ou então, a possibilidade do vereador Cristiano Mertzner, o “Suko” que ficou na suplência na ultima eleição para vereador.

“Suko” também é cotado na pasta do Esporte e Lazer; ou então, o nome do atual secretário Diogo Schneider, o “Bolha”.

Para a finâncas, os bastidores políticos apontam para a permanência de Carmelo Daronch.

Secretaria Municipal de Cultura, existe os comentários para a esposa do vice-prefeito eleito Soldado Sauer, Elenice Sauer; para a atual primeira-dama Josiane Rauber; ou ainda a permanência do atual Junior Niszczak.

Para a pasta de gestão de governo, o nome cotado é do vereador reeleito Claudinho Koheler.

Claudinho também é cotado para a assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para a pasta da Viação e Obras, o nome de Pedro Rauber é cotado para a Secretaria; ou a permanência de João Klein, atual titular.

Na Agricultura e Política Ambiental; os nomes são do vereador eleito Maciel Escher; ou a permanência do atual secretário Adriano Freitag

Para a Secretaria de Assistência Social, os nome que aparecem nos comentários do povo – ou seja, nada oficial – são da primeira dama Ândria Backes; ou então do vereador eleito Valdirzinho Sackser, que por anos atuou como diretor da pasta.

Na secretária de planejamento a permanência do engenheiro Alisson Ostjen; ou então a vinda de um reforço do município Maripá: o ex-prefeito Anderson Bento Maria.

Na procuradoria os bastidores indicam pela permanência de  Douglas Gauer.

No SAAE  – Serviço Autônomo de Água e Esgoto os nomes são de Anderson Loffi – atual diretor; ou então dos servidores de carreira Darci Schütz e Gerson Silva.

Na PROEM – Fundação Promotora de Eventos, os nomes comentados são do atual diretor Tioni de Oliveira; e do empresário Rodrigo Pulga, o “Verde” que disputou as eleições para vereador, e ficou na primeira suplência do União Brasil.

Para a função de chefe de gabinete, o mais cotado é o fiel escudeiro de Backes; que foi assessor na Câmara e trabalhou como diretor na pasta da agricultura quando Adriano era secretário municipal, –  Gilmar Dattein.

Também há a possibilidade da inclusão no roll de secretários municipais, do atual prefeito Marcio Rauber, porém, ninguém arriscou qual pasta.
Esses nomes, são especulações que circulam por atores políticos da cidade.

Mantivemos contato com o prefeito eleito Adriano Backes, o qual afirmou que primeiro será finalizado o processo de transição de governo –  previsto para terminar dia 29 deste mes, para depois articular a formação do seu secretariado.

Revelou que para escolha dos nomes, Backes e Sauer levarão em consideração o conhecimento técnico e politico.

O futuro prefeito comentou que o período de anuncio do primeiro escalão acontecerá de forma gradativa, com a confirmação de alguns nomes ja no inicio de dezembro, uma vez primeiro fará o convite aos escolhidos, porém, terá que espera um retorno deles para dai sim, a confirmação oficial.

Em resumo, tudo segue sendo um mistério.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.