Geral
Toledo confirma segundo óbito causado pela dengue no atual ano epidemiológico
Publicado em:
A situação serve de alerta para a gravidade do problema enfrentado por Toledo, mas que atinge também o Paraná e o Brasil
A Secretaria de Saúde confirmou nesta terça-feira (5) o segundo óbito por dengue no município de Toledo. O paciente, do sexo masculino, 78 anos, tinha comorbidades e foi atendido no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) no dia 03 de fevereiro, onde permaneceu internado até dia 07, quando foi transferido para o Hospital de Retaguarda de Cascavel, evoluindo para óbito três dias depois.
A situação, conforme a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, serve de alerta para a gravidade do problema enfrentado por Toledo, mas que atinge também o Paraná e o Brasil. “Apesar da morte confirmada hoje ser de um idoso e com doenças pré-existentes, a dengue pode atingir todas as faixas etárias, até mesmo na sua forma mais grave”, disse.
A primeira morte pela doença em Toledo também foi de um homem, 62 anos, e ocorreu no dia 9 do mês passado. Uma semana depois, o município decretou situação de emergência motivada pelo crescimento exponencial no número de casos da doença no município.
Segundo dados do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o Paraná já atingiu 37 óbitos, sete a mais do que no ano epidemiológico compreendido entre agosto de 2019 e julho de 2020, período da pior epidemia de dengue no estado.
Casos seguem aumentando – De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, publicado na última sexta-feira (1º) pela SMS, Toledo já tem 1.009 casos confirmados da doença, número que pode crescer significativamente, pois havia 831 pessoas com sintomas da doença aguardando resultado do exame. Somando os casos confirmados, em análise e os 1.136 que já foram descartados, 2.976 pessoas com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) procuraram os serviços públicos e privados de saúde desde 1º de agosto de 2023, início do atual ano epidemiológico.
A evolução acima da média na quantidade de casos fica evidente ao se avaliar que no ano epidemiológico em 2021/2022 o atual patamar de confirmações só foi atingido na primeira quinzena de maio; em 2022/2023, no fim de junho. Mais de 60% das pessoas infectadas residem em cinco bairros: Europa/América (381), Fachini (84), Coopagro (58), Santa Clara IV (52) e Porto Alegre (43).
Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença.
Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis. Dessa forma, quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as orientações que forem dadas.
Geral
Rádios Difusora AM e FM comemoram aniversário hoje
Publicado em:
São 58 anos de Difusora AM 970 e 36 anos de Difusora FM 95.1
Toda a equipe da Difusora, especialmente em nome do diretor das emissoras, Diedi Waldow, agradece aos ouvintes que por décadas fazem parte da família Difusora.
A todos os nossos ouvintes o nosso Muito Obrigado.
Diedi Waldow, dona Ingrid Waldow e Juliane Waldow
Geral
Iniciado o período de adoção de cartinhas de Natal na prefeitura rondonense
Publicado em:
O prazo de adoção de cartinhas de Natal teve início nesta segunda-feira (18) e segue em vigor até o dia 13 de dezembro. Interessados em adotar uma cartinha podem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
De acordo com Josiane Laborde Rauber, secretária municipal de Assistência Social, mais de 400 cartinhas foram adotadas no ano de 2023. “É uma ação muito importante que visa atender as crianças carentes do município. Qualquer pessoa que tiver interesse em adotar alguma cartinha, pode chegar na secretaria e escolher uma”, lembra.
Por sua vez, as cartinhas com os pedidos podem ser entregues até o dia 29, exclusivamente na Secretaria de Assistência Social, mediante a realização de um cadastro.
Fonte: Assessoria
Geral
Backes e Sauer anunciarão seus primeiros secretários no inicio do mês que vem
Para escolha dos nomes levarão em consideração o conhecimento técnico e politico dos novos secretários
Publicado em:
O futuro prefeito Adriano Backes adiantou que os nomes que irão compor seu secretariado serão anunciados a partir do período de transição, que termina no final do mês.
Entretanto, aumentam as expectativas em relação aos indicados.
Nos bastidores políticos, muitos comentários e conversas de amigos e grupos políticos, arriscam palpites de nomes para o secretariado, inclusive, alguns mais ousados, já dão alguns nomes como certos.
Das especulações, para a Secretaria Municipal de Saúde são cogitados dois nomes: da atual secretária da pasta e eleita vereadora Marciane Specht, ou do nutricionista e vereador reeleito Rafael Heinrich.
Para a Mobilidade os nomes são do atual secretário e vereador eleito para a próxima legislatura, coronel Welyngton Alves da Rosa; ou então, dos diretores da Câmara Municipal de Vereadores, os sargentos aposentados Marcos Carlton Hennig; e Angelo Rafaeli.
Para a pasta da educação, não está descartada a permanência do atual Fernando Volpatto; ou então, a possibilidade do vereador Cristiano Mertzner, o “Suko” que ficou na suplência na ultima eleição para vereador.
“Suko” também é cotado na pasta do Esporte e Lazer; ou então, o nome do atual secretário Diogo Schneider, o “Bolha”.
Para a finâncas, os bastidores políticos apontam para a permanência de Carmelo Daronch.
Secretaria Municipal de Cultura, existe os comentários para a esposa do vice-prefeito eleito Soldado Sauer, Elenice Sauer; para a atual primeira-dama Josiane Rauber; ou ainda a permanência do atual Junior Niszczak.
Para a pasta de gestão de governo, o nome cotado é do vereador reeleito Claudinho Koheler.
Claudinho também é cotado para a assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Para a pasta da Viação e Obras, o nome de Pedro Rauber é cotado para a Secretaria; ou a permanência de João Klein, atual titular.
Na Agricultura e Política Ambiental; os nomes são do vereador eleito Maciel Escher; ou a permanência do atual secretário Adriano Freitag
Para a Secretaria de Assistência Social, os nome que aparecem nos comentários do povo – ou seja, nada oficial – são da primeira dama Ândria Backes; ou então do vereador eleito Valdirzinho Sackser, que por anos atuou como diretor da pasta.
Na secretária de planejamento a permanência do engenheiro Alisson Ostjen; ou então a vinda de um reforço do município Maripá: o ex-prefeito Anderson Bento Maria.
Na procuradoria os bastidores indicam pela permanência de Douglas Gauer.
No SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto os nomes são de Anderson Loffi – atual diretor; ou então dos servidores de carreira Darci Schütz e Gerson Silva.
Na PROEM – Fundação Promotora de Eventos, os nomes comentados são do atual diretor Tioni de Oliveira; e do empresário Rodrigo Pulga, o “Verde” que disputou as eleições para vereador, e ficou na primeira suplência do União Brasil.
Para a função de chefe de gabinete, o mais cotado é o fiel escudeiro de Backes; que foi assessor na Câmara e trabalhou como diretor na pasta da agricultura quando Adriano era secretário municipal, – Gilmar Dattein.
Também há a possibilidade da inclusão no roll de secretários municipais, do atual prefeito Marcio Rauber, porém, ninguém arriscou qual pasta.
Esses nomes, são especulações que circulam por atores políticos da cidade.
Mantivemos contato com o prefeito eleito Adriano Backes, o qual afirmou que primeiro será finalizado o processo de transição de governo – previsto para terminar dia 29 deste mes, para depois articular a formação do seu secretariado.
Revelou que para escolha dos nomes, Backes e Sauer levarão em consideração o conhecimento técnico e politico.
O futuro prefeito comentou que o período de anuncio do primeiro escalão acontecerá de forma gradativa, com a confirmação de alguns nomes ja no inicio de dezembro, uma vez primeiro fará o convite aos escolhidos, porém, terá que espera um retorno deles para dai sim, a confirmação oficial.
Em resumo, tudo segue sendo um mistério.