Conectado com

Geral

Produtores rurais tem até o dia 30 para a atualização dos rebanhos

Pato Bragado apresenta maior índice de atualizações

Levantamento da Agência de Defesa Agropecuária aponta que até as 17h30 de sexta-feira, dia 07, na área de ação da unidade de Marechal Cândido Rondon, 81,13% das propriedades com animais haviam sido atualizadas.

O maior percentual é no município de Pato Bragado, com a atualização feita em 84,62% das suas 299 propriedades rurais com animais.

Em seguida vem o município de Quatro Pontes, com 84,28% das 369 propriedades rurais existentes; e Marechal Cândido Rondon com 81,99% das 1.771 propriedades contabilizadas.

Por sua vez, Entre Rios do Oeste está com 77,90% de comprovações das 267 propriedades, e Mercedes com 75,87% de um total de 547 propriedades rurais em sua área territorial.

Em toda a área de atuação da Adapar de Marechal Cândido Rondon ainda não foram cadastradas 614 de um total de 3.252 propriedades.

Ao revelar esses números parciais, o médico veterinário do órgão estadual, Loreno Egídio Tafarel, lembra que a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024 se estenderá até 30 deste mês de junho.

Ele afirma que a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, sendo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.

Tafarel destaca que os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das unidades locais do órgão, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de cada município paranaenses.

O veterinário acrescenta que, a partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de Toledo viraliza ao contar que ficou meses com parte do crânio ‘guardada’ na barriga após acidente

Foto: Arquivo pessoal

O jovem João Victor da Silva Cristofoli, de 25 anos, de Toledo, oeste do Paraná, viralizou nas redes sociais ao contar que precisou ficar cerca de três meses com parte do crânio “guardada” na barriga. O procedimento médico foi necessário para a recuperação do paranaense após um acidente de monociclo em março. As imagens impressionam.

João realizava entrega de produtos quando caiu do monociclo. Ele teve várias fraturas pelo corpo, entre elas, uma forte batida na cabeça, que causou um traumatismo craniano e inchaço do cérebro (edema cerebral).

Continue Lendo

Geral

Adiada programação do “Dia Mundial da limpeza de rios” em Marechal Rondon

Devido as chuvas do final de semana, a programação do “Dia Mundial da limpeza de praias e rios” que seria desenvolvida em Marechal Rondon, foi transferida para final do mês, dia 28.

A informação é do gerente do Sesc Marechal, Fernando Ferreira…..

 

Continue Lendo

Geral

Noite Cultural finaliza programação dos Jogos Bordo e Branco

Centenas de pessoas participaram da programação dos Jogos Bordo e Branco, promovida pelo Colégio Rui Barbosa de Marechal Rondon.

As ações contemplaram diversas atividades durante toda a semana que passou, conforme destaca o coordenador dos jogos, Gleisson Pacheco……

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.