Conectado com

Geral

Marechal Cândido Rondon tem 50 casos confirmados de dengue

Em todo o Brasil, cada vez mais aumentam os casos de dengue e em Marechal Rondon não está sendo diferente: são 50 casos confirmados até a manhã desta quinta-feira.

Outros 30 casos notificados aguardam o resultado e outros 13 deram negativo.

De acordo com o chefe do Setor de Endemias, Sérgio Radke, a cada dia novos casos surgem e o alerta passa a ficar ligado.

Ele explica que são inúmeros os locais possíveis para a concentração de focos do mosquito da dengue; onde mais se encontram as larvas são locais como calhas e ocos de árvores, locais estes pouco vistoriados pelos moradores; no caso dos ocos, como é difícil a retirada da água, é recomendado jogar serragem, terra ou areia.

Sergio Radke lembra que todos os dias surgem muitas denúncias alertando sobre focos do mosquito, e todos os casos são conferidos pelos agentes de endemias.

Ele lembra também, que quase sempre os agentes trabalham fora de hora fazendo vistorias, muito por conta de que em determinados lugares, o dono da casa não se encontra por estar trabalhando ou outro motivo e o acesso muitas vezes é difícil.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, lembra que não basta o poder público fazer sua parte, se a população não fizer a sua.

Ela destaca que estão sendo feitos arrastões e diariamente visitas em casas e estabelecimentos comerciais; grande parte da população faz a sua parte, mas o problema é a minoria – que prejudica os demais, ao não fazer o seu papel de casa, que é deixar o terreno em ordem, sem água parada.

Toda a equipe de endemias trabalha diariamente para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Em casos recorrentes são aplicadas notificações e, caso o morador do imóvel não regularizar a situação em até 48 horas, é multado.
O valor varia, dependendo do número de focos encontrados, podendo chegar a até R$ 1.709,00.

Se dentro do período de um ano da primeira notificação, novamente focos forem encontrados, o valor da multa poderá dobrar.

Se você, rondonense, sentir alguns sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, procure o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou então a UPA 24 horas.

Geral

Abertas as inscrições para a seletiva do curso de eletricista industrial

Capacitação inicia no dia 15 de maio, das 18h45 às 22h45

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon, em parceria com o SENAI, está oferecendo mais um curso gratuito de eletricista industrial. As inscrições para a seletiva estão abertas e podem ser realizadas até o dia 06 de maio, na prefeitura, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. A seletiva acontecerá no dia 07. A capacitação inicia no dia 15 de maio, no horário das 18h45 às 22h45.

Entre os pré-requisitos constam ter idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental completo. Serão disponibilizadas 20 vagas, com carga horária de 240 horas/aula.

Mais informações pelo telefone 3284-8796.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Novo DPVAT volta à pauta da CCJ nesta terça

Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve analisar, nesta terça-feira (30), projeto de lei complementar que recria o Seguro Obrigatório Para Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). O PLP 233/2023 reformula e retoma a cobrança anual obrigatória de proprietários de veículos, conhecida como DPVAT, que foi extinto em 2021. O relator e líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), apresentou relatório favorável. A reunião está prevista para às 9h30.

Estava prevista para essa quarta-feira (24) a análise do projeto no colegiado e seu prosseguimento para o Plenário em regime de urgência. Mas a discussão na CCJ foi adiada após o requerimento de urgência ser retirado ante manifestações contrárias de senadores da oposição na terça-feira (23).

O texto garante indenização por morte e por invalidez permanente, total ou parcial. Também engloba reembolso de despesas com assistências médicas que não estejam disponíveis pelo SUS no local de residência da vítima, serviços funerários e reabilitação profissional de vítimas com invalidez parcial. O seguro será operado pela Caixa Econômica Federal em um novo fundo.

Valores disponíveis

A proposta também permite ao governo federal o aumento de gastos previstos no Orçamento (crédito suplementar) sem precisar do aval do Congresso Nacional. O valor previsto é de R$ 15 bilhões, segundo afirmou o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) em entrevista à TV Senado no dia 16 de abril. Para isso, o projeto altera regra do Novo Arcabouço Fiscal (Lei Complementar 200, de 2023).

O uso dos créditos suplementares estava previsto apenas para o fim de maio, pois as regras atuais condicionam os recursos à divulgação da segunda avaliação bimestral de receitas e despesas feita pelo Tesouro Nacional, que ainda não ocorreu. O mecanismo tem como fonte o aumento no crescimento da receita previsto para o período em relação à receita arrecadada em 2023 e só vale para 2024. Também deve observar os limites de gastos previstos na legislação.

 

Fonte: Agência Senado

Continue Lendo

Geral

Ecoponto fechado na quarta-feira (1º)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Marechal Cândido Rondon comunica que na quarta-feira, dia 1º, em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, o Ecoponto, no parque de exposições, estará fechado. O atendimento será normalizado na quinta-feira (02).

O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 7h às 18h.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.