O calor excessivo dos últimos dias tem trazido um problema em relação aos cães, principalmente, àqueles com tutores “desleixados”.
Acontece que a exposição dos animais ao sol intenso, e a falta de alimentação como água e comida, são configurados hoje como maus tratos, e isso, é cabível de punição, amparada por leis municipal e federal.
Em Marechal Rondon, por exemplo, há relatos e denúncias de pessoas que deixam seus animais amarrados no sol, sem a possibilidade de uma sombra, e muitas vezes sem água.
A ONG Arca de Noé tem recebido várias denúncias e com apoio das autoridades policiais – PM e BPFron, e do setor de fiscalização da prefeitura municipal, tem adotado providencias para acabar com esses maus tratos.
A médica veterinária Aline Hoffmann, explica que quando o cão fica exposto ao sol, ele sofre hipertermia e isso tras serias consequência, podendo levar até a morte……
Rosemeri Lamberti, da ONG Arca de Noé, orienta para que diante do flagrante de qualquer situação de maus tratos a animais – como por exemplo deixar o cão amarrado no sol forte o dia todo, para que a pessoa denuncie às autoridades policiais….