Na sessão desta semana do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, nove vereadores apresentaram indicação solicitando ao governo municipal redução na alíquota de cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública.
Durante manifestação na tribuna, o vereador Sargento Dionir afirmou que o balanço financeiro do COSIP permite a redução.
De acordo come ele, em maio de 2021 os recursos disponíveis especificamente para investimentos em iluminação pública chegaram a R$ 10,4 milhões.
Desse montante à época cerca de 1 milhão e 500 mil reais estavam empenhados para o pagamento de despesas, restando livres ainda 8 milhões e 900 mil reais.
Novo levantamento feito pelo mesmo vereador, em março deste ano, indicou que o caixa do COSIP dispunha de 16 milhões e meio de reais.
Essa quantia de recursos tem permitido que a Prefeitura invista na substituição de lâmpadas antigas por novas de LED em quase 11 mil pontos de iluminação pública no município, até 2024.
Mais eficientes e econômicas, a tendência é que com essa melhoria ocorra economia nos custos do município com o pagamento da energia elétrica para iluminação pública à Copel e esta economia , segundo os vereadores, vai possibilitar a redução da alíquota da COSIP cobrada da população.
Conforme o vereador presidente da Câmara, Soldado Sauer, já houve uma sinalização positiva em relação ao pedido, de parte da administração municipal….