Em momento histórico, licitação para gestão do Hospital Regional de Toledo é homologada

A tarde desta quinta-feira (18) foi histórica para o município de Toledo, pois foi homologada a licitação de gestão do Hospital Regional. A homologação ocorreu em ato realizado no gabinete do prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB) e contou com a presença do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt (União Brasil), de alguns vereadores e de representantes de entidades municipais.

A gestão do Hospital Regional ficará à cargo do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEIAS), sediado em Florianópolis-SC. Há pouco mais de uma semana o prefeito, vice, alguns dos vereadores e representantes do Rotary Club, Maçonaria e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) foram até a cidade de São Gonçalo-RJ, onde visitaram uma das unidades hospitalares geridas pelo grupo IDEIAS, sendo um dos últimos passos para a homologação da licitação.

O prefeito Beto Lunitti, destacou o momento como histórico para o município. “A gente precisa pactuar no mundo da política que tudo que passou, passou, que daqui para frente é uma nova história”.

Agora a empresa que gerencia 14 unidades de saúde no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve assinar o contrato de homologação da gestão do Hospital Regional em um prazo máximo de 30 dias.

Após a assinatura do contrato, a IDEIAS terá o prazo de 90 dias para iniciar os atendimentos com internamentos e de 120 dias para abrir os setores de cirúrgico e de terapia intensiva. A unidade precisa destinar o mínimo de 60,00% dos atendimentos para pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Impressões sobre as unidades visitadas

No Rio de Janeiro, foram visitadas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um hospital para pacientes vítimas de traumas e um centro de neurologia de alta complexidade. “Foi uma visita importante e nos causou uma boa impressão, pois é uma empresa consolidada e atualmente faz a gestão de vários hospitais e UPAs do Rio de Janeiro, São Paulo e de Santa Catarina, além da gestão do sistema básico de saúde do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul”, apontou o prefeito.

O que pôde ser observado não surpreendeu somente o prefeito toledano. A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Daniela Aparecida Pollis Brandini, afirmou que a análise do trabalho da IDEAS foi bastante satisfatória. “Vimos um trabalho bem organizado, com fluxos bem definidos e, diante de tudo que nos foi apresentado, aparentemente bastante resolutivo. Chamou a atenção os colaboradores trabalhando com semblante tranquilo e satisfeitos com a empresa. Conseguimos conversar com alguns pacientes e todos disseram que são bem atendidos”, salientou.

Um dos integrantes da comitiva, representante das lojas maçônicas instaladas em Toledo, o neurocirurgião Carlos Rocha, disse que uma das grandes preocupações externadas pelos seus representados era sobre a idoneidade da empresa. “Mas o que nos foi apresentado é um modelo de organização, sem nenhum processo que a desabone. A minha impressão é das melhores e acredito que será uma excelente a gestão do Hospital Regional”, concluiu.

 

Toledo News com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.