Em Marechal Rondon eventos estão marcados para terça-feira
Em Mercedes uma palestra com representantes do Ministério Público da comarca rondonense marcou a abertura das ações referentes a campanha “Faça Bonito”, que difunde o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, cuja data oficial de mobilização é 18 de maio.
O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
No caso de Mercedes, através da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente, a campanha terá ações que vão atingir também a sociedade e os técnicos da rede de proteção.
Em Entre Rios do Oeste as atividades da Campanha “Faça Bonito” são coordenadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social e pelo Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, que fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Nesta semana já ocorreu , via equipe do Creas, uma fala informativa para os participantes do CCCA, sobre o tema Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual, quando foram abordadas as formas de violência, como proteção ao seu corpo, bons e maus toques, quais as formas de denunciar, e para quem e onde podem ser feitas as denúncias.
Ao longo do mês outras atividades serão realizadas , uma delas no dia 15, próxima segunda-feira para os alunos da Escola Municipal Presidente Médici, um espetáculo da companhia teatral, Circo Teatro Sem Lona, intitulado O Segredo.
Em seguida haverá palestra para os alunos do Colégio Estadual Professor Ildo J. Fritzen, abordando a temática de Violência Sexual, trabalhando a prevenção, conhecimento e as consequências.
Em Marechal Cândido Rondo o evento intitulado “O Atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de violência: estratégias, indícios e consequências”, agendado para a terça-feira, dia 16, às 19 horas, no Tribunal do Júri do campus da Unioeste , também marcará a campanha “Faça Bonito”.
Na ocasião, Adriana Dias Basseto, professora do curso de Psicologia na PUC em Toledo palestrará sobre os “Sinais e sintomas de abuso sexual em crianças”.
Na mesma noite, às 20 horas e 30 minutos será trabalhado o tema “Abuso sexual infanto-juvenil: encaminhamentos e procedimentos corretos após a identificação dos sinais de violência”.
Essa palestra será ministrada pelos Promotores Lucas Franco de Paula, da 3ª Promotoria de Justiça, e por Caio Marcelo Santana Di Rienzo, da 1ª Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon.
As inscrições devem ser feitas por um site, disponível na plataforma da Radio Difusora.
Trata-se também de uma ação alusiva ao projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – , no âmbito da campanha nacional.