Desde ontem está funcionando no Paraná o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – Simepar.
Até o término do inverno, a previsão de geada é lançada com até três dias de antecedência e confirmada por boletins até 24 antes da ocorrência.
O objetivo do Alerta Geada é auxiliar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas.
Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação.
Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio de vestuário e construção civil.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, o risco de geada configura-se com a aproximação de uma massa de ar frio e seco em contexto de céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo…
Desde que foi lançado há 28 anos, o serviço Alerta Geada destaca-se pelo alto grau de confiabilidade.
Através de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, o Simepar aperfeiçoa o serviço continuamente, refinando a metodologia e aumentando a definição espacial da ocorrência de geada.
Para fazer a previsão, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície.