O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa – Ciscopar, realizou nesta semana, um treinamento para profissionais da saúde dos municípios de Pato Bragado, Mercedes e Entre Rios do Oeste.
Participaram profissionais da equipe médica, enfermeiras e técnicas em enfermagem da Unidades de Saúde da Atenção Primária desses municípios.
O médico infectologista, José Eduardo e a farmacêutica, Juliana Persio do Ciscopar, conduziram o treinamento que consistiu na abordagem dos protocolos de PEP adulto, criança e gestante, orientações sobre o uso das medicações, estudo de caso, orientações e seguimento.
PEP é uma medida de profilaxia (prevenção) de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
Nesse sentido os objetivos da aprendizagem foram esclarecer dúvidas sobre os protocolos e suas atualizações de forma que todas as unidades de saúde estejam com as mesmas informações e discutir forma de atendimento e fluxo em casos reais.