Marechal Rondon investiga dois casos de Chikungunya

Dois casos de febre Chikungunya estão sendo investigados em Mal. Cândido Rondon: uma pessoa tem 05 anos e a outra 20.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma delas tem histórico de viagem ao Paraguai.

Ressalta-se que neste mês o Ministério da Saúde Pública e do Bem-Estar Social do Paraguai publicou números preocupantes de casos de febre chikungunya.

Desde o início de 2023 foram confirmados 5.625 casos da doença, no país vizinho, contra apenas 37 de dengue. Houve registro de cinco óbitos.

Os casos se concentram, principalmente, na região central do país.

A fronteira do Paraná com o Paraguai e o compartilhamento do clima e das condições ambientais entre os territórios podem prenunciar a ocorrência de casos ou surtos no estado.

A equipe da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon sugere que os cidadãos permaneçam alertas aos sinais, além de buscarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atendimento.

Os sintomas clássicos da chikungunya são: febre de início súbito e artralgia ou artrite intensa com início agudo, não explicada por outras condições, em pessoa que resida ou tenha viajado para áreas endêmicas ou epidêmicas até 14 dias antes do início dos sintomas, ou que tenha vínculo epidemiológico com um caso importado confirmado.

A febre pode ser acompanhada de cefaleia, exantema, fadiga e dorsalgia, com duração média de sete dias.

Além da Chikungunya, a pasta também alertas para os riscos de dengue e zika vírus, doenças igualmente transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.