O retorno das chuvas no final da madrugada desta segunda-feira trouxe um novo ânimo aos agricultores do Oeste do Paraná.
A afirmação é do engenheiro agrônomo Cevio Mengarda, vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.
As precipitações foram em volumes mais expressivos e uniformes ( média geral um pouco superior a 50% ), mas mesmo assim os dias de intenso calor e falta de umidade resultaram em perdas em praticamente todas as lavouras.
Segundo o profissional, as áreas de soja cultivadas mais cedo com material de ciclo precoce são as mais prejudicadas, uma vez que estão no período de enchimento de grãos.
Mengarda explica que é nesse período que as plantas mais necessitam de umidade, embora as lavouras no ciclo de desenvolvimento vegetativo também sofram com calor intenso e falta de água.
Ao destacar que as áreas cultivadas com milho na microrregião de Marechal Cândido Rondon igualmente sofreram impactos da seca, o agrônomo aponta para perdas de até 50% em algumas lavouras.
Apesar das perdas já registradas, as chuvas retomadas neste início de semana contribuem bastante para as lavouras de soja e milho, aumentando assim a perspectiva de uma safra entre razoável e boa no Oeste do Estado.
O vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon acrescenta que o momento é de cautela, haja vista que o desempenho das plantas está sendo bem diferente de uma área pra outra.
Ele acrescenta orientando os produtores para que não se descuidem com as aplicações de agroquímicos, pois é nesse período que as pragas atacam em maior intensidade, como é o caso dos percevejos.
Assessoria do Sindicato Rural de Marechal Rondon