Governo comemora resultados do Banco do Agricultor

Levantamento divulgado pela Secretaria da Agricultura do Paraná mostra que o  Banco do Agricultor Paranaense já possibilitou o financiamento de 301 milhões e 700 mil reais desde abril de 2021, quando começou a apoiar os produtores rurais com equalização da taxa de juros.

Os recursos foram usados para viabilizar 2.075 projetos em diversas atividades do setor agropecuário.

Para garantir taxas de juros menores aos produtores e, em alguns casos, zerar a alíquota, até agora o Estado afirma ter  investido  mais de 95 milhões e 800 mil reais.

O maior volume em financiamento é na linha de energia renovável, que alcançou, até o início de dezembro, 243 milhões de reais beneficiando  1.447 projetos.

Para incentivar a adoção de fonte energética mais sustentável, o governo decidiu assumir 100% dos juros nos projetos e assim foram investidos 85 milhões e 800 mil reais, liberando os agricultores do pagamento das taxas de juros.

Desde agosto de 2021, o Estado desenvolve o programa Paraná Energia Rural Renovável, o RenovaPR, por meio do qual empresas credenciadas ao IDR-Paraná se responsabilizam por preparar projetos técnicos, instalar e prestar assistência em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica e de biogás ou biometano em ambientes rurais.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que o programa traz uma grande vantagem econômica ao produtor e para manifestar o interesse em aderir ao programa o  produtor  pode  se dirigir à unidade municipal do IDR mais próxima de sua propriedade…

Até meados do mês passado o IDR-Paraná tinha acatado 5.328 projetos e se todos se concretizarem, o montante de investimento vai ultrapassar um bilhão de reais.

 

Com Assessoria