“2023 foi um ano de muito trabalho, conquistas e algumas frustrações para o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon”.
Nesses termos se manifesta o presidente da entidade, Edio Chapla, ao avaliar o ano que está por findar.
Com a entidade em férias coletivas até o dia 03 de janeiro, o dirigente cita como positivo o envolvimento, em torno de muitas demandas do agro local e regional, como por exemplo, o trabalho em conjunto com demais entidades visando um melhor combate a cigarrinha do milho.
Ele cita também os muitos encaminhamentos para sensibilizar deputados e senadores quanto a aprovação do marco temporal para demarcações de terras indígenas, uma das grandes preocupações do agro.
Chapla destaca ainda como positivo a destinação de recursos para o Conselho Comunitário de Segurança adquirir um fuzil, o qual está sendo empregado no trabalho da Patrulha Rural da Polícia Militar.
Ao mesmo tempo, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon organizou uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal para que fosse esclarecida a legislação sobre o tráfego de máquinas agrícolas nas rodovias.
Considerando a lei muito rigorosa com os agricultores, a entidade encaminhou expediente a representantes do Congresso Nacional para que o trânsito de maquinário seja menos severo e disciplinado.
Edio Chapla destaca a luta em prol de dias melhores para a suinocultura e bovinocultura de leite, atividades que viveram dias de crise no transcorrer do ano de 2023.
O dirigente lembra também das muitas reuniões e encaminhamentos para reivindicar melhorias na energia elétrica da zona rural, ações que ainda estão deixando a desejar por parte do Governo Estadual.
Outro fato positivo foi a criação da Comissão de Mulheres do Agro de Marechal Cândido Rondon, que em 2024 deixará a fase burocrática de instalação de lado a fim de por em prática ações mais concretas.
De frustrante, Chapla menciona que, apesar dos muitos encaminhamentos feitos ao longo de 2023, muita coisa deixou de ser feita pelas autoridades em se tratando de grandes demandas do agronegócio.
Outro ponto destacado pelo presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon diz respeito aos cursos desenvolvidos em parceria com o SENAR, além dos serviços prestados aos associados..