Conectado com

Geral

A Personalidade da Semana busca conscientização sobre depressão e suicídio

Responsável direta pelos casos de suicídio e afetando mundialmente mais de 320 milhões de pessoas, a depressão, também conhecida como “o mal do século XXI”, será amplamente destacada em “A Personalidade da Semana”.

 

Em todo o Brasil, segundo os últimos anos pesquisados, houve uma alta de 681,82% no número de mortes decorrentes de episódios depressivos entre 1996 e 2017, sendo 354,55% somente no Estado do Paraná.

As causas possíveis da depressão incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia.

Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais, incluindo pensamentos suicidas.

O primeiro passo para superar a doença, que afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, é conversar mais sobre o assunto, contudo a dificuldade ainda existe porque há pouca compreensão da sociedade.

A considerar que setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, em “A Personalidade da Semana”, a Rádio Difusora do Paraná procurará conscientizar a população a ajudar as pessoas que enfrentam a depressão.

Para tanto foram convidados o médico psiquiatra Roberto Machado, a psicóloga Luciana Borgmann, a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, e o padre André Boffo Mendes, da Paróquia Maria Mãe da Igreja, do Bairro Botafogo.

Tendo em vista que a depressão é uma doença difícil de ser curada totalmente, o doutor Roberto aponta como fundamental para amenizar o sofrimento das pessoas enfermas o amor de seus próximos..

A entrevista completa sofre depressão e suicídio será levada ao ar neste sábado, a partir das 11h00, em “A Personalidade da Semana”, e reprisada no Jornal de Domingo, ao meio-dia.

Economia

Loterias da Caixa ficam mais caras a partir de 11 de novembro; novos valores ainda não foram divulgados

(Foto: Arquivo/ABr)

A Caixa Econômica Federal confirmou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que recebeu autorização para reajustar os preços das loterias. O reajuste passará a valer em 11 de novembro deste ano. As alíquotas de reajuste, no entanto, ainda não foram divulgadas.

O reajuste das loterias é uma demanda da Caixa desde que o economista Pedro Guimarães assumiu a presidência da instituição.

No início deste mês, durante audiência pública na Câmara, ele havia afirmado que, apesar dos pedidos, o Ministério da Economia ainda não havia autorizado mudanças nos preços.

Em vídeo gravado na semana passada, que circula nesta segunda-feira na internet, Guimarães afirma que a autorização foi finalmente concedida.

“Quando tivemos reunião em julho, com o presidente da República, (Jair Bolsonaro), tínhamos seis pautas. Já realizamos cinco delas e hoje acabamos de realizar a sexta, que é a autorização para o reajuste, que estava atrasado, e mais do que isso autorização de ajuste anual”, afirmou Guimarães, sem citar porcentuais.

De acordo com a Caixa, já existe de fato autorização do Ministério da Economia para o reajuste, mas ainda não ocorreu a publicação de portaria, que trará os porcentuais de aumento. O reajuste das loterias é um fator importante para o IPCA – o índice oficial de inflação.

Continue Lendo

Geral

Festival e Concurso da cerveja artesanal

Continue Lendo

Geral

Mais um pastor será Cidadão Honorário de Marechal Rondon

Assessoria

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza amanhã, terça-feira, às 19h30, no auditório da Igreja de Deus Comunidade Emanuel, sessão solene para entrega de título de “Cidadão Honorário” ao pastor Wilson Wild.

A homenagem é de autoria do vereador Cleiton Freitag, o “Gordinho do Suco”.

Filho de Helmuth Julio e Joliva Wild, Wilson Wild nasceu em 17 de agosto de 1957, em Toledo, é casado com Lenir Wild e pai de Adailton, Jonathan e Jean Wild.

Formado em 1978 pelo Instituto Teológico Boa Terra, em Curitiba, o homenageado é pastor há 40 anos, tendo iniciado seus trabalhos na Igreja de Deus, em Osasco, São paulo, onde permaneceu de 1979 a 1982.

No ano seguinte, passou a atuar na Igreja de Deus, em Mercedes, onde segue como pastor sênior até os dias de hoje.

Em 2000, começaram as reuniões na Igreja de Deus Comunidade Emanuel, em Marechal Cândido Rondon, onde tem atuado e pastoreado desde então, inclusive com dedicação especial aos dependentes químicos e alcoólatras, encaminhando-os aos centros de recuperação.

O pastor Wilson Wild também se dedica diariamente ao aconselhamento e atividades com crianças, adolescentes, jovens e casais.

O vereador “Gordinho do Suco” justifica a homenagem…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.