Conectado com

Geral

A prefeitura de Marechal Rondon acaba de emitir uma nota afirmando a possibilidade da abertura do Hospital de Campanha, em decorrência do aumento dos casos de coronavírus

Divulgação

Nota da Secretaria de Saúde

A situação que parecia tranquila em relação à pandemia do novo coronavírus, em Marechal Rondon, nesta semana se agravou. O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde registrou um aumento considerável de notificações e casos confirmados da Covid-19. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital Municipal estão com seus leitos, praticamente, todos ocupados. Grande parte dos pacientes é em virtude da Covid-19.

O que se percebeu nos últimos dias foi um descuido de parte da população, com relação às recomendações de distanciamento e cuidados para evitar a proliferação do vírus. E isso pode ser confirmado nos boletins diários. Ontem, dia 09, eram 61 casos ativos no município. E hoje, dia 10 de setembro, são 79.

Diante da situação, após reunião do COE (Centro de Operações Emergenciais), e após reuniões da equipe técnica da Secretaria de Saúde, decidiu-se que a qualquer momento o Hospital de Campanha, instalado no centro de eventos, no parque de exposições de Marechal Rondon, poderá ser aberto, ou seja, deverá receber os primeiros pacientes. Deverá ser aberta inicialmente, uma ala com 19 leitos. A equipe de profissionais já está escalada e pronta para atuar.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, na manhã desta quinta-feira, se reuniu com as equipes pedindo a sensibilização dos profissionais para este momento, que já pode ser considerado crítico para a saúde pública, frente aos números preocupantes apresentados nos últimos dias.

“Vínhamos com uma conscientização da comunidade, que sabia da importância de manter os hábitos de distanciamento e demais cuidados necessários. Mas, parece que nos últimos dias, muita gente esqueceu que a pandemia ainda assola o planeta inteiro. Os números apresentados nesta semana são em decorrência de descuido de uma parte da população. Esse panorama tente a piorar, haja vista o grande movimento de pessoas registrado, principalmente no final de semana passado. Os sintomas, dos infectados no final de semana, devem começar a aparecer de hoje em diante. Teremos dias de bastante apreensão e dificuldades na saúde pública rondonense. Estamos vigilantes no acompanhamento e monitoramento dos dados, no entanto, volto a dizer, necessitamos da colaboração, da conscientização e da responsabilidade social de todos. A Secretaria de Saúde não conseguirá controlar e equilibrar os números sem que todos os cidadãos façam a sua parte”, enfatizou Marciane.

Secretaria de Saúde

Marechal Rondon, 10 de setembro de 2020.

Geral

Rondonense morre após longo período internada com Covid-19 em hospital de Cascavel

Uma moradora de Marechal Cândido Rondon morreu vítima da Covid-19, no sábado (19). Ela estava internada no Hospital Universitário de Cascavel.

Uma nota sobre falecimento da paciente de Marechal Cândido Rondon foi enviada pelo hospital.

“É com pesar que o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) comunica a morte de um paciente com exame positivo para Sars-CoV-2. A paciente, moradora de Marechal Cândido Rondon evoluiu a óbito nesse sábado. O exame que confirma a doença foi entregue pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen)”.

De acordo com informações de familiares em postagens nas redes sociais, a rondonense contraiu a Covid-19 e ficou internada. Neste período de internamento, precisou ser entubada, foi tratada, estava se recuperando. Mas faleceu por causa de uma bactéria que afetou os pulmões durante o tratamento. Ou seja, contraiu a doença e complicações durante o tratamento lhe tiraram a vida.

Internados no HU em Cascavel

No momento há 20 pacientes na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 13 em enfermaria no HU. Dos 33 internados, 21 estão confirmadas com a doença, há cinco casos suspeitos e sete foram descartados.

Os exames que detectam a doença são enviados pelo Lacen (Laboratório Central) do Paraná.

Fonte: Aqui agora.net



 

Continue Lendo

Geral

Acidente com motos envolve colegas de trabalho no distrito de Iguipora

Acidente com duas motocicletas, envolvendo colegas de trabalho foi registrado na manha deste sábado (19), na rodovia que liga os distritos de Iguiporã e Bom Jardim.

Foi apurado que duas jovens residentes em Porto Mendes, se deslocaram para trabalhar em Iguiporã e quando retornaram, uma delas realizou uma manobra inesperada, provocando a colisão.

As duas jovens sofreram queda, resultaram com ferimentos e foram socorridas por equipes do SAMU, Bombeiros e do município, e deram entrada na UPA Marechal.

 

Continue Lendo

Geral

Marechal Rondon registra nova redução nos casos ativos de covid-19

O município de Marechal Cândido Rondon registrou novamente queda no numero de casos ativos de coronavirus.

O boletim de quinta-feira (17) registrava 108 casos ativos; e o de hoje (18) confirmou 96 casos ativos.

O boletim indica que dos 589 casos de Covid-19 já registrados no município, 96 rondonenses  ainda estão ativos sendo transmissíveis do vírus.

Dos casos ativos, quatro estão internados na UTI, dois na UPA e hospital, e 90 estão em isolamento domiciliar.

O município já registrou 488 casos recuperados da doença e cinco óbitos.

Há ainda 644 pessoas em monitoramento e 128 casos suspeitos aguardando resultado do exame, sendo que destes suspeitos, três pessoas estão internadas na UTI e duas pessoas na UPA.

4.292 pessoas já foram liberadas da quarentena e 3315 casos suspeitos foram descartados.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.