Rádio Difusora do Paraná

Acimacar é reconhecida com o Selo Sesi ODS 2019

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Ricardo Leites de Oliveira, recebeu ontem o Selo Sesi ODS 2019, durante o Congresso Sesi ODS, em Curitiba.

A 1ª vice-presidente da Acimacar, Carla Rieger Bregoli, e o Coordenador da Comissão Organizadora dos 50 Anos da Acimacar e membro do Conselho Orientador, Josué Maioli, também estiveram presentes no evento.

A comenda foi entregue pela entidade por conta dos projetos Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor e de Responsabilidade Ambiental – Plantio de Árvores, que promovem as dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Associação Beneficente Cristo , o Conselho da Comunidade da Comarca de Marechal Cândido Rondon e o campus rondonense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná também receberam o Selo Sesi ODS 2019 por suas iniciativas.

Por outro lado a Acimacar intensifica ações que buscam a melhoria no trabalho de coleta dos resíduos recicláveis na região central da cidade, tema aliás de recente reunião da qual participaram empresários, membros do Poder Público, o presidente da Cooperativa de Agentes Ambientais de Marechal Cândido Rondon (Cooperagir), Ivaldi da Silva, e a coordenadora da entidade, Caroline Bunzen.

A área central de Marechal Cândido Rondon é considerada pela Cooperagir como “centro comercial” e, neste local, a coleta dos resíduos recicláveis acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18 horas.

Conforme a coordenadora Caroline, a Cooperagir tem buscado uma sensibilização e conscientização dos empresários para que não coloquem o resíduo reciclável para recolha em horários e datas distantes do momento da coleta, a fim de que tenhamos as ruas e a própria frente das empresas mais limpas e bem cuidadas.

No encontro, também foi apresentado aos empresários a iniciativa da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que está realizando a distribuição de sacos de ráfia nos bairros para conscientizar a população quanto à separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva.

A distribuição das sacolas está aliada ao trabalho de educação ambiental, com a orientação aos munícipes de como proceder para a separação correta dos resíduos sólidos.