Dia 22 de julho é o Dia do Combate ao Feminicídio no Paraná.
Em lembrança das vítimas, no transcorre desta manhã, panos brancos foram colocados em formato de cruz com bandeiras com a palavra “paz”, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em Toledo.
As faixas representam histórias que foram perdidas pelo ciúme, obsessão, violência, ataques psicológicos e medo, tudo reflexos de relacionamentos abusivos que terminaram em morte.
No ano de 2018 o Paraná registrou 82 feminicídios, mas o número cresceu no ano passado chegado a 89 casos crimes contra mulheres.
Os dados são acompanhados pela Procuradoria da Mulher, que aponta que apenas 13 municípios dos 399 do Estado tem Secretárias ou outros órgãos que tratam exclusivamente do tema e nestes pontos a tentativa de morte ou a execução é menor que nas demais cidades.
No Estado as ações hoje, que marcam o Dia de Combate ao Feminicídio, implantado por lei, sancionada pelo governador Ratinho Junior, são coordenadas pelo Departamento de garantia dos direitos da Mulher, conforme relata a responsável pelo setor Mara Sperandio…