Ações no sábado movimentaram Marechal Rondon no Feirão do Imposto

Aconteceu no ultimo sábado, em Marechal Rondon, mais uma edição do Feirão do Imposto, com o propósito de conscientizar a população sobre a elevada carga tributária existente no país e exigir maior eficiência na administração dos recursos públicos.

A promoção é da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e no município rondonense as ações foram coordenadas pelo COJEM – Conselho do Jovem Empreendedor, da Acimacar.

A presidente do Cojem Marechal, Alana Ferreira, explica que no sábado, as atividades buscaram conscientizar a população sobre a carga tributária e seus impactos na vida dos cidadãos, sendo uma oportunidade para a população participar de ações práticas que visaram informar e engajar a comunidade sobre a importância da eficiência na gestão do dinheiro público.

Criado em 2002, em Santa Catarina, com o objetivo de facilitar a compreensão das informações tributárias para a população, o Feirão do Imposto logo ganhou destaque nacional.

Em 2012, alcançou uma importante conquista com a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que tornou obrigatória a inclusão nos documentos fiscais do percentual e do valor aproximado dos impostos pagos por estabelecimentos comerciais.

O Cojem Marechal, entre suas conquistas, destaca a Semana de Conscientização sobre a Carga Tributária – Feirão de Imposto, que acontece anualmente na última semana de maio.

Graças a um projeto de lei liderado pelo vereador Cristiano Metzner (Suko), essa iniciativa foi instituída no calendário oficial do município rondonense em 2022.

Além disso, neste ano, o Cojem Marechal está trabalhando junto com os vereadores Juca e Suko para pleitear a instalação de um Impostômetro em Marechal Rondon, visando fornecer informações atualizadas sobre arrecadação de impostos à população.

Também buscam instituir o Dia do Empreendedor no município, reconhecendo e valorizando os empreendedores locais.