Conectado com

Agricultura

Acontece hoje a eleição da diretoria do Sindicato Rural Patronal de Marechal Rondon

Está acontecendo desde as 08h00 e transcorrerá até às 17h00 desta sexta-feira a eleição da diretoria do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.

 

 O presidente Edio Chapla concorre à reeleição 

 

Defensor das grandes demandas do agronegócio, servindo como elo dos produtores com as entidades e autoridades nacionais, o Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon vive uma sexta-feira de eleição.

O processo eleitoral acontece até 17h00 na sede do Sindicato, à Rua Dom João VI, centro da cidade, e, apesar de apenas uma chapa estar inscrita, é importante a votação de todos os associados.

Encabeçada pelo atual presidente Edio Chapla, a chapa é constituída por Cevio Mengarda como vice-presidente; Cesar Luiz Petri, na função de secretário; e Gianmarco Stoef, ao cargo de tesoureiro.

Como suplentes da diretoria estão os nomes de Leandro Ricardo Vivian, João Wochner, Ademir Luiz Griep  e Valdemar Luiz Schaeffer.

Já o Conselho Fiscal tem como inscritos: Gelso Kroessin, Jonas Leocir Vorpagel e Vilmar Fulber como membros efetivos; e Vilmar Dinnebier, Ricardo José Kemfer e Eleandro da Silva como suplentes.

Por sua vez, o candidato a reeleição à presidência, Edio Chapla, também aparece como delegado representante, e Gianmarco Stoef, Cevio Mengarda e Cesar Luiz Petri como suplentes.

Edio Chapla destaca que são muitas as metas para sua nova gestão, incluindo viabilizar novos cursos, em parceria com o Sistema a Faep/ Senar, já que em 2021 muitas dessas iniciativas não foram possíveis em razão da pandemia do coronavirus.

Ele acrescenta que outras demandas da classe produtora também serão reivindicadas, com o propósito principal de garantir segurança a quem produzir e a fixação das famílias no campo.

Momento em que um agricultor estava votando na manhã de hoje (17)

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Copagril prega otimismo nas pré assembleias com associados

Foto: Assessoria

Com o encerramento do Dia de Campo, o cronograma de atividades da Copagril segue com o roteiro de pré-assembleias.

No sábado  pela manhã  a   a primeira reunião foi com  associados da região de Guaira, na AACC  local.

Na segunda-feira, serão três pré-assembleias:  pela manhã   ocorreu reunião  no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Iguiporã; 14 horas será   na Casa da Cultura de Entre Rios do Oeste; e às 19 horas e 30 minutos com associados da unidade  de  Margarida.

Amanhã, terça-feira,  às 9 horas na AACC de Marechal Cândido Rondon e às 14 horas na Casa da Cultura de Mercedes.

Nas reuniões com os associados a diretoria executiva da Copagril discute a respeito dos números que serão levados para a AGO e também o planejamento para o ano de 2022.

Conforme o presidente Ricardo Chapla, apesar de todas as adversidades enfrentas com a pandemia e perda de safra em razão crise hídrica, a cooperativa fechou 2021 com crescimento em seu faturamento geral..

 

Continue Lendo

Agricultura

Manejo Integrado de Pragas voltará a ser difundido em Pato Bragado

O “Manejo Integrado de Pragas” é um conceito que foi instituído na década de 1960 pela comunidade científica, para a otimização do controle de pragas agrícolas.

O termo refere-se à integração de diferentes ferramentas de controle, tais como os produtos químicos, agentes biológico, predadores, extratos de plantas, variedades de plantas resistentes a pragas, manejo cultural, plantas iscas, liberação de machos estéreis, dentre outras.

O emprego conjunto de todas essas ferramentas, de maneira planejada e em harmonia, é a base para solidez de um programa de MIP.

Esse programa mais uma vez será levado ao município de Pato Bragado, conforme destaca a secretária municipal de Agricultura, Jaqueline Vanelli…

 

Continue Lendo

Agricultura

Visitação ao Dia de Campo da Copagril será possível até às 16 horas

Foto: Karine Barbian

Considerando o fato de em 2021 o evento não ter sido presencial, a expectativa dos organizadores em relação a público neste ano, numa avaliação preliminar foi atendida.

Hoje a  visitação à estação experimental  vai  até às 16 horas, e mais uma vez a circulação de pessoas é intensa desde as primeiras horas com comitivas de municípios da área de ação da Copagril, no Paraná e Mato Grosso do Sul.

O coordenador geral do Dia de Campo, Enoir Primon mencionou  pela manhã que  as expectativas foram atingidas e pela manifestação das empresas participantes os agricultores aproveitaram e buscaram informações principalmente em relação aos híbridos que poderão ser utilizados na próxima safra.

Por sua vez o diretor vice-presidente, Elói Podkova , também avaliou positivamente o evento presencial deste ano……..

 

Conforme a programação previamente  estabelecida, o campo experimental estará aberto para visitação até às 16 horas de hoje.

Momentos mais tarde, com a presença dos expositores e servidores, haverá o ato de encerramento e o anúncio da data do Dia de Campo Copagril de 2023.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.