Conectado com

Geral

Acontece hoje a primeira edição da Prova Paraná nos colégios estaduais  

A prova será aplicada para estudantes de toda a rede estadual e de 398 redes municipais de ensino.

Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (municipal), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos e Médio Integrado.

A expectativa é que mais de 1 milhão e 200 mil alunos em todo o Paraná participem da avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

O objetivo da Prova Paraná é oferecer subsídios às escolas sobre como os alunos estão aprendendo conteúdos considerados essenciais para a trajetória escolar, apontando quais são os conteúdos em que há maior dificuldade.

Com essas informações em mãos – sobre cada aluno e cada turma -, as equipes gestora e pedagógica das escolas têm melhores condições de definir estratégias pedagógicas direcionadas, visando o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

A Prova Paraná não é uma avaliação externa e por isso não gera indicadores estatísticos de aprendizagem.

Em 2020, o programa Prova Paraná tem novidades para a primeira edição, como a aplicação da prova de Língua Inglesa, com exceção dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e EJA.

A partir da segunda edição, prevista para acontecer nos dias 05 e 06 de maio, a Prova Paraná contemplará outras disciplinas.

A inclusão também está garantida com provas adaptadas para alunos com necessidades especiais.

Foram produzidas 1 mil e 200 provas ampliadas e 141 avaliações escritas em Braille, atendendo a todos os alunos com necessidades especiais.

Os estudantes cegos que não dominam o sistema Braille poderão realizar a Prova Paraná com auxílio do Dosvox, programa de computador que lê textos em formato TXT.

Em Marechal Cândido Rondon, a Prova Paraná será realizada em todos os Colégios Estaduais.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Falece policial militar envolvido em acidente próximo ao Postao Trovão Azul

Cabo Galles teve complicações e morreu neste domingo

Continue Lendo

Geral

Acidente entre Marechal Rondon e Porto Mendes deixa três pessoas feridas

Eles estavam em um veículo G

Um acidente de trânsito foi registrado neste sábado (03) na rodovia PR 467 que liga Marechal Rondon e Porto Mendes. Três pessoas ficaram feridas.

O acidente aconteceu no trecho da rodovia em Curvado, onde o motorista acabou perdendo o controle da direção após frear para evitar uma colisão com o veículo que estava à frente.

Como a pista estava molhada, por conta da chuva, que havia ocorrido o Gol ficou desgovernado.

Três ocupantes do Gol acabaram feridos no acidente.

Um homem de 33 anos e outros dois de 22 anos cada, ficaram feridos.

Eles foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados para atendimento médico.

Com informações e foto Aqui Agora

Continue Lendo

Geral

Lions Clube Aliança inaugura neste sábado (03) monumento em homenagem ao clube de serviço

O evento acontece as 11 horas

Neste sábado (03), às 11 horas, será oficialmente inaugurado o monumento em homenagem ao clube de serviço Lions Clube Marechal Cândido Rondon Aliança de Marechal Cândido Rondon. O monumento está localizado no canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, na esquina com a Avenida Rio Grande do Sul.

Criado em julho de 2019, o Lions Clube Aliança, como é mais conhecido, reúne 33 associados, o empresário Marcos Werle é o atual presidente do clube. O clube também apoia e recebe a parceria do Leo Clube.

Desde a formação do clube de serviço, todos os associados (companheiros e companheiras) vêm trabalhando para construir e inaugurar o “Monumento Lions Aliança”.

“Neste sábado (03), iremos entregar à nossa sociedade um marco para nós leões, que fica localizado no canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, na esquina com a Avenida Rio Grande do Sul. Este monumento só está sendo possível graças ao apoio dos associados do clube e dos patrocinadores Aquiagora.net, Credivel, Sicoob, Sicredi, Kanny’s, Deserto Kiflori e Picolo Esporte Notícia”, destaca o presidente Marcos Werle.

Toda a população está sendo convida para prestigiar este momento histórico, às 11 horas, deste sábado (03), no canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, na esquina com a Avenida Rio Grande do Sul.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.