Conectado com

Geral

Adapar esclarece duvidas a respeito da presença de morcegos em áreas urbanas

Ilustrativa

A princípio esses animais não representam riscos à população

A recente divulgação da presença de morcegos em uma caverna na região de São Roque e das medidas preventivas determinadas pela Adapar num raio de 12 km do local, para evitar casos de raiva em animais e também em seres humanos, ensejou preocupação também na cidade, por conta da presença de morcegos em alguns locais.

Questionado a respeito, o médico veterinária Loreno Egidio Tafarel, da Adapar local, diz que “ em geral os morcegos da área urbana são frugívoros, ou seja, a base de alimentação são as frutas.

Esses animais não são da espécie Desmodus rotundus que é a espécie cuja fonte de alimentação é sangue e transmissora, ou seja, são vetores do vírus da raiva.

Uma das característica são os dentes incisivos mais desenvolvidos para produzir os ferimentos nos animais e a fenda no lábio inferior, que serve para facilitar a ingestão de sangue.

Raramente os morcegos frugívoros estão infectados pelo vírus da raiva e essa situação tem sido identificada no Paraná, por isso é interessante o envio de morcegos urbanos para o laboratório a fim de identificar se os mesmos estão ou não infectados.

Uma vez estando infectado , destaca o médico veterinário, aí sim eles podem contaminar gatos e cães urbanos e a partir daí, facilitar também a infecção humana.

Assim sempre é importante que ao manusear morcegos frugívoros urbanos deve-se usar luvas adequadas e vacinar cães e gatos com a vacina anti rábica.

Conforme Loreno Tafarel, a Adapar não tem atribuição sobre populações de morcegos urbanos, pois isso é de responsabilidade da vigilância sanitária de cada município e do próprio cidadão.

Ele menciona ainda que morcegos capturados na área urbana podem ser enviados para o laboratório, o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, em Curitiba, aí sim via Adapar de MCR.

Outra alternativa é enviar o animal via Vigilância Sanitária de cada município para o Laboratório Central do Estado, o LACEN.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Saúde realiza capacitação sobre manejo de curativos e cicatrização de feridas

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon promoveu, entre terça-feira (22) e hoje (25), a primeira capacitação sobre feridas, coberturas e curativos. Os trabalhos foram conduzidos pela enfermeira Andréia Guissardi, responsável pelo Controle de Infecção Hospitalar e pelo Núcleo de Segurança do Paciente, pela enfermeira Bruna Thalita Correa Cunha, coordenadora do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) e pelo doutor Carlos Martins Fontes, médico do SAD.

O público-alvo dos sete grupos esteve formado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde lotados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Municipal Dr. Cruzatti, UBS (Unidades Básicas de Saúde) e SAD.

Presente na abertura da capacitação, a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, expôs que o objetivo foi abordar conceitos importantes no processo de cicatrização de feridas, fases de cicatrização, o manejo adequado, bem como a orientação sobre os materiais disponibilizados pela administração municipal para serem utilizados como coberturas de feridas e de lesões.

“Nosso município conta com uma boa estrutura de materiais e de coberturas, sendo necessário que os profissionais estejam alinhados em torno de um mesmo protocolo visando à tomada de decisões e condutas para que o tratamento das feridas e das lesões seja bem-sucedido”, frisa Marciane.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "Tipos de desbridamento desbridamento Desbridamento de hiperqueratose 3Hangawor SKINaOP KangliFilm"

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de área interna

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Revitalização das fachadas do centro de eventos rondonense

Segue a revitalização das fachadas do centro de eventos rondonense. A parte frontal, após receber lixamento, correção de rachaduras e substituição de madeiras danificadas, começa a ser pintada. A empresa vencedora do processo licitatório é a Raport Pinturas LTDA. O valor do investimento é de R$ 368.680,25, com recursos próprios do município.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Presos envolvidos em assalto com sequestro da vítima em Marechal Rondon

Dois homens, de 32 e 35 anos, foram presos após sequestrar uma pessoa e roubar a caminhonete dela, no início da noite desta quinta-feira, em Marechal Cândido Rondon.

Segundo informações da Polícia Militar de Toledo, dois veículos foram avistados andando em alta velocidade, ao receberem voz de parada, o Fiat Stilo estacionou na frente de um estabelecimento comercial e a Toyota Hilux empreendeu fuga.

O motorista tentou atropelar um policial, que conseguiu efetuar três disparos no pneu traseiro.

Em certo momento, a caminhonete rodou na pista e os ocupantes começaram a fugir a pé, mas foram abordados logo em seguida.

A equipe policial ainda recebeu informações de que eles amarraram a vítima e jogaram ela no meio do mato.

Eles ainda obrigaram ela a fazer a transferência de 1 mil via Pix.

Com eles havia duas chaves micha e 119 reais em espécie e foram até Toledo para tentar esconder o veículo que haviam roubado.

Equipe da PM encaminhou os dois detidos para a 20ª SDP de Toledo, onde ficam a disposição da Justiça.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.