Conectado com

Geral

Adapar esclarece duvidas a respeito da presença de morcegos em áreas urbanas

Ilustrativa

A princípio esses animais não representam riscos à população

A recente divulgação da presença de morcegos em uma caverna na região de São Roque e das medidas preventivas determinadas pela Adapar num raio de 12 km do local, para evitar casos de raiva em animais e também em seres humanos, ensejou preocupação também na cidade, por conta da presença de morcegos em alguns locais.

Questionado a respeito, o médico veterinária Loreno Egidio Tafarel, da Adapar local, diz que “ em geral os morcegos da área urbana são frugívoros, ou seja, a base de alimentação são as frutas.

Esses animais não são da espécie Desmodus rotundus que é a espécie cuja fonte de alimentação é sangue e transmissora, ou seja, são vetores do vírus da raiva.

Uma das característica são os dentes incisivos mais desenvolvidos para produzir os ferimentos nos animais e a fenda no lábio inferior, que serve para facilitar a ingestão de sangue.

Raramente os morcegos frugívoros estão infectados pelo vírus da raiva e essa situação tem sido identificada no Paraná, por isso é interessante o envio de morcegos urbanos para o laboratório a fim de identificar se os mesmos estão ou não infectados.

Uma vez estando infectado , destaca o médico veterinário, aí sim eles podem contaminar gatos e cães urbanos e a partir daí, facilitar também a infecção humana.

Assim sempre é importante que ao manusear morcegos frugívoros urbanos deve-se usar luvas adequadas e vacinar cães e gatos com a vacina anti rábica.

Conforme Loreno Tafarel, a Adapar não tem atribuição sobre populações de morcegos urbanos, pois isso é de responsabilidade da vigilância sanitária de cada município e do próprio cidadão.

Ele menciona ainda que morcegos capturados na área urbana podem ser enviados para o laboratório, o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, em Curitiba, aí sim via Adapar de MCR.

Outra alternativa é enviar o animal via Vigilância Sanitária de cada município para o Laboratório Central do Estado, o LACEN.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.