Conectado com

Geral

Adapar esclarece duvidas a respeito da presença de morcegos em áreas urbanas

Ilustrativa

A princípio esses animais não representam riscos à população

A recente divulgação da presença de morcegos em uma caverna na região de São Roque e das medidas preventivas determinadas pela Adapar num raio de 12 km do local, para evitar casos de raiva em animais e também em seres humanos, ensejou preocupação também na cidade, por conta da presença de morcegos em alguns locais.

Questionado a respeito, o médico veterinária Loreno Egidio Tafarel, da Adapar local, diz que “ em geral os morcegos da área urbana são frugívoros, ou seja, a base de alimentação são as frutas.

Esses animais não são da espécie Desmodus rotundus que é a espécie cuja fonte de alimentação é sangue e transmissora, ou seja, são vetores do vírus da raiva.

Uma das característica são os dentes incisivos mais desenvolvidos para produzir os ferimentos nos animais e a fenda no lábio inferior, que serve para facilitar a ingestão de sangue.

Raramente os morcegos frugívoros estão infectados pelo vírus da raiva e essa situação tem sido identificada no Paraná, por isso é interessante o envio de morcegos urbanos para o laboratório a fim de identificar se os mesmos estão ou não infectados.

Uma vez estando infectado , destaca o médico veterinário, aí sim eles podem contaminar gatos e cães urbanos e a partir daí, facilitar também a infecção humana.

Assim sempre é importante que ao manusear morcegos frugívoros urbanos deve-se usar luvas adequadas e vacinar cães e gatos com a vacina anti rábica.

Conforme Loreno Tafarel, a Adapar não tem atribuição sobre populações de morcegos urbanos, pois isso é de responsabilidade da vigilância sanitária de cada município e do próprio cidadão.

Ele menciona ainda que morcegos capturados na área urbana podem ser enviados para o laboratório, o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, em Curitiba, aí sim via Adapar de MCR.

Outra alternativa é enviar o animal via Vigilância Sanitária de cada município para o Laboratório Central do Estado, o LACEN.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Encerra-se hoje a campanha de vacinação contra a poliomielite

Foto: Venilton Küchler/AEN

Para que as crianças recebam o imunizante, é necessário que os responsáveis levem o cartão vacinal, cartão SUS ou CPF

 

A campanha de vacinação contra poliomielite continua até esta sexta-feira (14). A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon expõe que a imunização contra paralisia infantil é destinada para crianças menores de 5 anos. Crianças menores de 1 ano devem atualizar a caderneta, enquanto crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da vacina.

As doses dos imunizantes estão disponíveis até hoje nas salas de vacina da sede e do interior, com horário de atendimento das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e São Roque devem procurar a sala de vacina mais próxima.

Para que as crianças recebam o imunizante, é necessário que os responsáveis levem o cartão vacinal, cartão SUS ou CPF.

Em nível municipal, a campanha conta com a parceria da Família Rotária, por meio dos quatro Rotary clubs, da ASR (Associação de Senhoras de Rotarianos), do Rotaract, Interact e Rotakids.

Continue Lendo

Geral

Inscrições para Concurso de Oratória nas Escolas da JCI terminam hoje

A JCI Marechal Candido Rondon encerra nesta sexta-feira as inscrições para a 17ª edição do Concurso Oratória nas Escolas, um evento que busca estimular o pensamento crítico, as habilidades de comunicação e oratória, a pesquisa e a criatividade entre estudantes do ensino fundamental e médio.

Este ano, o tema central do concurso é “O futuro da educação: como a Inteligência Artificial vai mudar a forma que aprendemos”.

O objetivo é envolver estudantes em uma discussão profunda sobre as transformações que a tecnologia pode trazer para o ambiente educacional.

O concurso é dividido em quatro categorias:

Desenho Apae: Para estudantes da APAE – Fase 1;

Desenho: Para alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental;

Redação: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;

Oratória 1: Alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

Oratória 2: Estudantes do Ensino Médio.

Conforme a coordenadora do Oratória nas Escolas 2024, Bruna Luisa Nunes, a grande novidade deste ano foi a abertura da programação para os municípios vizinhos…

 

Continue Lendo

Geral

Prazo para depositar galhos e entulhos no setor 3 termina hoje

Termina hoje, o prazo que os moradores do setor 3 tem para depositar galhos, entulhos e materiais inservíveis.

O alerta é da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável.

O setor 3 compreende moradores dos bairros: Ana Paula, Vila Gaúcha, Amazônia, Araucária, Dona Amélia, Dorzbacher, Pooch, Fischer, Hardke, Sabiá, Jardim Paineiras, Raquel Malhas, Lamb, Laureth, Hedel, Liberdade, Lohmann, Baio, Marco Polo, Maioli, Monte Carlo, Arno Toebe, Neumeister, Bootke, Nienow, Reschke, Borboleta, dos Pássaros, Residencial Emmel, Priesnitz, Prass, Mass, Rodoviária, Vorpagel, Santa Bárbara, Portobello, Syperreck, Trento, Vale do Sol, Heimerdinger, Andorinha I e II e Porto Alegre.

Conforme Adriano Freitag, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a recolha nesta região será realizada após o dia 14 de junho e todos os materiais inservíveis devem ser depositados em frente às residências.

Adriano explica que uma equipe da secretaria sempre está atuando nesse trabalho e é solicitado aos moradores do setor 3, para que todos sigam o cronograma, pois a intenção é, principalmente, eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.