Conectado com

Geral

Adapar estreita relações com a área técnica e agronômica das cooperativas do Paraná

A Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, por meio da Gerência de Sanidade Vegetal, procurando estreitar as relações com o setor produtivo para  melhorar a defesa agropecuária, realizou nos últimos dias reuniões com profissionais da área técnica/agronômica de todas as cooperativas do Paraná.

Uma dessas reuniões ocorreu na Copagril, em Marechal Cândido Rondon.

Nesses encontros foram discutidas ações de vigilância ativa para a prevenção de novas pragas, além de estratégias para monitoramento e disseminação de espécies invasoras que tenham características de resistência aos produtos cadastrados na Adapar.

O gerente de Sanidade Vegetal, Renato Rezende Young Blood, destacou que a parceria com o setor produtivo dá maior facilidade no controle do uso exagerado de agrotóxicos…..

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Mercedes registra novos casos e chega a 187 confirmações de dengue

Mercedes registrou mais 25 casos de dengue na última semana.

O município agora já soma 187 casos da doença no período epidemiológico 2023/2024.

Segundo a Secretaria de Saúde, dos 187 casos, seis estão classificadas como DSA – dengue com sinais de alarme.

Desde o dia 27 de março, Mercedes está em situação de emergência com a dengue. Os moradores devem redobrar a atenção, principalmente com água acumulada em recipientes, após as chuvas recentes.

A Secretária de Saúde, Adelete Becker faz um apelo para que a população se junte ao governo municipal nessa luta contra o mosquito.

Adelte esclarece que é necessária a colaboração de todos neste processo de remoção e eliminação de criadouros.

As equipes de endemias, da Secretaria de Saúde de Mercedes, seguem empenhadas para atender a população, porém, Adelete Becker reafirma que é preciso a colaboração de todos no combate à dengue.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Comitiva rondonense visita presídio em Guaira e busca experiência para pleitear nova cadeia para Marechal Rondon

Promotor Caio explica a proposta para o município rondonense

Uma comitiva de Marechal Rondon visitou nesta quarta-feira (24) o Presídio na cidade de Guaira.

A visitação foi articulada pelo promotor criminal do Poder Judiciário local, Caio Santana Di Rienzo; e contou com a presença de representantes do Conselho da Comunidade; do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG; vereadores; empresários e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, os rondonenses foram recepcionados pelo diretor do Presídio, agente penal Medeiros, e realizaram uma vistoria técnica em toda a estrutura.

Inaugurada em julho de 2022, a obra começou a ser construída no ano de 2018.          Contou com parcerias dos governos estadual e federal; e investimentos do próprio município de Guaira.

Num primeiro momento, era para ser uma cadeia pública, contudo, com as adaptações que foram e são realizadas ao longo do tempo, a estrutura recebeu porte e status de Presídio.

A gestão é do governo do Estado, através do DEPPEN – Departamento de Policia Penal do Paraná.

A estrutura tem capacidade para cerca de 800 presos, e hoje, está 100% ocupada.

A visita da comitiva rondonense, foi para conhecer detalhes e necessidades que foram ajustadas ao longo dos anos, para buscar a realização de um projeto semelhante para o município.

Acontece que por décadas, Marechal tem uma cadeia pequena, com estrutura precária – apesar das muitas reformas que já recebeu; e que coloca muitas coisas em risco.

A estrutura está bem no centro da cidade, na Avenida Rio Grande do Sul.

O projeto encabeçado pelos participantes da comitiva – que representam várias esferas e poderes, é para pleitear a construção de uma cadeia pública nova para Marechal Rondon, tirando ela do centro da cidade.

O promotor Caio Santana Di Rienzo, fala sobre a visita ao Presídio de Guaira e adianta os caminhos que serão pleiteados, para buscar a construção de uma nova cadeia publica para Marechal Rondon……..OUÇA ENTREVISTA

Continue Lendo

Geral

2º Pedal Desafio Expo Rondon vai integrar a programação de aniversário do município

Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (24), entre representantes da ARC (Associação Rondonense de Ciclismo) e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, e de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, foi definida a inclusão do 2º Pedal Desafio Expo Rondon na programação oficial do 64º aniversário de emancipação do município de Marechal Cândido Rondon.

O 2º Pedal Desafio Expo Rondon acontecerá na tarde de 27 de julho (sábado), véspera da Festa Nacional do Boi no Rolete. O objetivo é reunir ciclistas do município e de toda a região.

Conforme o presidente da ARC, Rafael Schroder, Marechal Rondon é reconhecida por lei estadual como “Cidade Amiga da Bicicleta no Paraná”. “Então, é importante que o ciclismo esteja novamente presente entre os atrativos da Expo Rondon, que é a grande festa do nosso município”, destacou ele.

O evento será limitado a 300 participantes. Haverá trajetos de 40 Km e 25 Km, com pontos de apoio. O valor da inscrição será de R$ 30,00. O período de inscrições ainda será definido pelos organizadores.

Aqueles que concluírem os percursos receberão medalha de participação e concorrerão ao sorteio de uma bicicleta aro 29 e de dez capacetes.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.