Rádio Difusora do Paraná

Adapar faz simulado contra a peste suína africana

Último foco registrado no Brasil é de 1981

 

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná participaram de um simulado de emergência zoosanitária contra a peste suína africana, cujo trabalho  reuniu serviços veterinários oficiais de todo o País e representantes internacionais, foi realizado em Presidente Getúlio, Santa Catarina.

A Peste Suína é uma enfermidade viral e não oferece risco à saúde humana, no  entanto, pelo alto grau de transmissibilidade, pode dizimar rebanhos de suínos, se constituindo em uma das mais temidas mundialmente.

O último foco registrado no Brasil é de 1981 e o País foi declarado livre da doença em 5 de dezembro de 1984.

Por não ter nenhuma vacina comprovadamente eficaz, a ação preventiva é sempre importante.

O exercício simulado realizado em Santa Catarina imitou a ocorrência da doença, com o objetivo de treinar os serviços veterinários e avaliar a eficiência dos planos de contingência na eventualidade de foco real, minimizando impactos econômicos e sociais.

O coordenador de Sanidade dos Suínos da Adapar, João Teotônio, foi o responsável pela coordenação operacional de campo com 136 médicos veterinários e reforçou a importância do serviço veterinário oficial manter um suporte técnico para atendimento a enfermidades de alto impacto no agronegócio…..

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2022/12/FAN-ADRIEL.mp3?_=1

 

Além da peste suína africana, o Paraná é livre da peste suína clássica e tem reconhecimento de bloco em separado, o que garante maior autonomia no caso de ocorrência da doença em outros estados da federação com realidades diferentes da paranaense.