Conectado com

Geral

Adapar monitora caso de gripe suína diagnosticada em funcionária de frigorifico

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, emitiu uma nota técnica ontem detalhando os trabalhos realizados no caso de H1N2 identificado em uma mulher de 22 anos, funcionária de um abatedouro de suínos em Ibiporã, no Norte do Estado.

 

A influenza é uma doença respiratória viral aguda que afeta humanos e animais, como os suínos.

Os sintomas e atendimento médico inicial da funcionária ocorreram em 14 de abril. Em 22 de junho, o exame feito pela Fundação Oswaldo Cruz, identificou o vírus influenza A (H1N2), uma variação do vírus influenza A H1N2.

Desde então, a Secretaria de Estado da Saúde tem feito o acompanhamento dos familiares e pessoas que tiveram contato com a paciente, que já está totalmente recuperada.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou que o trabalho de controle e monitoramento está sendo realizado.

Por sua vez o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, detalhou as ações em andamento……

 

Não há comprovação da transmissão da doença entre humanos.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, explica que o consumo da carne suína é seguro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, esse é o segundo caso identificado no Paraná.

O primeiro ocorreu em 2015, em Castro, na região dos Campos Gerais.

A Secretaria também realiza a investigação epidemiológica e laboratorial na área para verificação de ocorrência de mais casos envolvendo os vários municípios da região, onde os trabalhadores residem, e a do frigorífico.

Os vírus da gripe dos suínos normalmente não infectam seres humanos, porém ocorrem infecções humanas esporádicas e quando isso acontece, esses vírus são chamados de “vírus variantes”, que, na maioria dos casos, não demonstraram a capacidade de se espalhar de maneira fácil e sustentável de pessoa para pessoa.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Acimacar reforça alerta aos empresários sobre golpes da lista telefônica

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon está reforçando e cobrando maior atenção dos empresários, quanto a pratica de novos golpes da lista telefônica.

A Acimacar alerta os empresários para que não repassem informações de suas empresas por telefone e nem assinem documentos sem antes comprovar a veracidade do serviço que está sendo oferecido.

Conforme a entidade, falsas empresas de listas telefônicas oferecem serviços sem custo, enviam o contrato para assinatura e posteriormente emitem boletos bancários para pagamento.

É solicitado para que diante do golpe, o empresário rondonense comunique imediatamente as autoridades policiais.

Continue Lendo

Geral

Unioeste lança hoje selo em comemoração aos 40 anos do campus rondonense

 Uma solenidade com poucas presenças, em decorrência do novo coronavirus, vai acontecer logo mais, as 16 horas e 30 minutos, no campus da Unioeste de Marechal Rondon.

Na ocasião será inaugurada a estrutura  denominada de “ambiente multiuso de pesquisa e pós graduação em historia e geografia”, que custou quase tres milhoes de reais,

Também na solenidade de logo mais, será feito o lançamento do selo em comemoração aos 40 anos do campus, conforme destaca o diretor Davi Felix Schreinner……

 

Continue Lendo

Geral

Tribunal do Juri de Mal Cândido Rondon se reúne amanhã

Sessão não terá presença de publico mas será transmitida pelo youtube.

 

Com o retorno parcial das atividades do Poder Judiciário estadual e com autorização da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná,  para a realização de audiências e sessões de julgamento que envolvam réus presos, o juiz criminal de Marechal Cândido Rondon, Dr. Clairton Mário Spinassi, marcou para amanhã,  23 de outubro, a primeira sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri após o período de suspensão decorrente da pandemia de COVID-19.

Não será autorizado o acesso da população, seja parentes ou interessados no julgamento, ao prédio do Tribunal do Júri, em razão das  restrições impostas pelo Decreto 400/2020-DM, do TJPR, que mantem como norte o distanciamento social e a preservação da saúde de todos os participantes da sessão.

Assim sendo, toda a sessão de julgamento será transmitida pelo youtube.

Será julgado por tentativa de homicídio Darci Selzler, réu preso, acusado de, em 21 de setembro de 2019, uma residência localizada no bairro Vila Gaucha, atentar contra a vida de Alcindo Viapiana.

Conforme a denuncia, com manifesta vontade de matar, ele desferiu varias facadas contra a vitima.

Ouvido em juízo o denunciado confirmou a materialidade dos fatos mas disse que agiu porque a vitima o havia ameaçado de morte.

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.