Rádio Difusora do Paraná

Adapar proíbe entrada de bezerras sem comprovação de vacina contra a brucelose

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná proibiu a entrada e o trânsito de bezerras bovinas e bubalinas sem comprovação de vacina contra a brucelose.

A medida visa intensificar o combate à doença, que não tem cura, e precisa ser feito 30/09/2020 PR proíbe entrada de fêmeas sem vacina contra brucelose por meio da imunização dos rebanhos.

O Sistema FAEP/SENAR-PR acompanha de perto o tema e recentemente, a instituição passou a participar de um grupo de trabalho para combater a brucelose e a tuberculose.

As novas normas determinadas pela Adapar reafirmam que é obrigatória, em território estadual, a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade.

Para essa faixa etária, a imunização pode ser feita com dois tipos de vacina: a viva somente para animais até oito meses; ou com a vacina não indutora de anticorpos aglutinantes.

Esta também serve para proteger animais acima de oito meses e é especialmente útil para pecuaristas paranaenses que querem comprar animais oriundos de Estados onde a vacinação não é obrigatória.

É importante lembrar que as duas vacinas sempre devem ser aplicadas por um médico veterinário habilitado e a comprovação dessa imunização, conforme a portaria, agora passa a ser também pré-requisito para a emissão da Guia de Trânsito Animal – documento necessário para poder fazer a movimentação de animais pelas estradas paranaenses.