Adapar rondonense pede agilidade aos produtores no cadastramento dos rebanhos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, unidade de Marechal Cândido Rondon, volta a alertar os produtores rurais que vence no próximo dia 30 de junho o prazo para a atualização dos rebanhos paranaenses.

De acordo com números revelados nesta quarta-feira pelo médico veterinário da Adapar local, Loreno Egídio Tafarel, nos cinco municípios da área de ação do órgão na microrregião são 4265 propriedades.

Desse total, o profissional revela que 4081 das áreas tiveram os cadastros renovados e 184 ainda estavam pendentes com os registros, perfazendo um total de 95,69% de propriedades regularizadas.

O município de Marechal Cândido Rondon possui 2425 propriedades rurais, e, destas, 2334 tiveram seus animais cadastrados, 91 áreas estão pendentes e 96,25% é o índice de comprovação.

Com um total de 329 propriedades, Entre Rios do Oeste está com 309 comprovadas com a atualização dos seus rebanhos, faltando 20 e perfazendo um total de 93,93 de comprovações.

Mercedes tem 563 propriedades comprovadas, de um total de 598 existentes, o que aponta para 94,15% das áreas cadastradas com os animais e uma pendência de 35 áreas rurais e com 94,15% de comprovações.

441 é o número de propriedades rurais existentes em Pato Bragado, das quais 423 tiveram seus animais devidamente cadastrados, 18 ainda estão pendentes e 95,92% é o índice de comprovações.

Por fim, Quatro Pontes possui 472 propriedades rurais, 453 destas estão regularizadas, 20 estão pendentes e o total de áreas que tiveram os animais cadastrados atinge 95,76%.

O veterinário da Adapar de Marechal Cândido Rondon, Loreno Egidio Tafarel, lembra que a atualização é obrigatória para todos os produtores com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Cita ainda que, aqueles que não cumprirem a exigência, ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A atualização dos rebanhos pode ser feita nas unidades da Adapar, assim como em outras bases de apoio, como é o caso do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.