Após Marechal Cândido Rondon ter perdido representatividade política em nível estadual e nacional, ainda não se sabe se o município terá candidatos a deputado nas eleições do ano que vem.
Fontes aliadas e a ele admitem a possiblidade
Na condição de suplentes, Ademir Bier e Élio Rusch conseguiram cadeiras no Legislativo do Estado, no entanto, não estariam demonstrando grande interesse em concorrer novamente.
Fontes ligadas aos dois deputados em exercício mencionam que, enquanto Élio praticamente teria destacada a possibilidade de candidatura, Ademir ainda estuda os prós e contras.
Como faz parte da base aliada do governador, o ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon teria se comprometido a ajudar Ratinho Jr. na busca pela a reeleição e poderia se tornar candidato a deputado.
A considerar que a região ficou sem representatividade na Câmara Federal com a morte do deputado José Carlos Schiavinatto, não estaria descartada a possibilidade de mudanças de plano de Ademir Bier.
Pessoas próximas cogitam a possibilidade de ele deixar de lado uma eventual candidatura a deputado estadual para, dependendo dos acertos políticos, assumir uma candidatura a Câmara Federal.
Já para a Assembléia Legislativa, ao menos dois nomes estaria sendo cogitados com maior freqüência em Marechal Cândido Rondon: o prefeito Márcio Rauber e o vereador Arion Nasihgil.
Nenhum dos dois descarta a possibilidade de uma candidatura, contudo, fontes ligadas ao prefeito dizem que no momento ele está mais preocupado com os projetos de sua gestão.
Tendo em vista o grande número de obras que fazem parte de seu plano de governo para esta segunda gestão, amigos de Márcio Rauber acham muito difícil ele ser candidato a deputado.
No campo das especulações, o vereador Arion Nasihgil estaria trabalhando com mais intensidade para tentar viabilizar sua candidatura pelo PP à Assembléia Legislativa.
Conforme postagens feitas em suas redes sociais, o vereador rondonense vem mantendo reuniões freqüentes com lideranças políticas de municípios da região na busca de apoio.