Conectado com

Geral

Advogado diz que presidente da Câmara se precipitou em marcar nova votação no caso do vereador Nilson Hackmann

Marcio Berti diz que “presidente Claudinho está querendo a cabeça do Nilson a qualquer custo”

Portaria numero 52/2020, publicada ontem pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, confirmou a nova sessão de julgamento do processo disciplinar envolvendo o vereador Nilson Hachmannn, que será na próxima terça-feira, a partir das 19 horas.

Segundo divulgação da assessoria Câmara de Vereadores, a medida atende a determinação da desembargadora relatora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná.

No último dia 07, a desembargadora negou o provimento de recurso feito pela defesa de Nilson, que questionou decisão proferida em 21 de maio pelo juiz substituto Wesley Porfírio Borel, da Vara da Fazenda Pública da Comarca rondonense, que na ocasião, determinou que o processo disciplinar contra o vereador fosse votado novamente, mas em votação aberta.

Na primeira votação, ocorrida em 29 de agosto de 2019, Nilson foi absolvido durante votação secreta.

Em 28 de fevereiro do ano passado, o vereador Josoé Pedralli protocolou denúncia no Poder Legislativo, acusando Nilson de utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele.

Nilson respondeu a processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar na Comissão de Ética da Casa de Leis, porém foi então absolvido em sessão de julgamento com votação secreta.

Por entender que esta votação deveria ter sido aberta, o Ministério Público do Paraná entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal, e o ministro Luiz Fux acolheu a reclamação.

O processo foi devolvido à Justiça rondonense, que em 21 de maio determinou uma nova votação do processo disciplinar, mas agora aberta.

Contudo, dias após o TJ-PR suspendeu a decisão do juiz rondonense, atendendo a recurso formulado pela defesa de Nilson.

Agora, a desembargadora relatora do caso no Tribunal de Justiça confirmou a determinação do Poder Judiciário de Marechal Cândido Rondon para que seja feita uma nova votação, desta vez aberta.

Ainda conforme a Portaria emitida ontem pelo Poder Legislativo, Josoé Pedralli, autor da denúncia, não poderá participar da sessão de julgamento do próximo dia 18 e para o lugar dele será convocada a suplente Maria Amália Ritt Haab.

Diante a restrição de público exigida em virtude da pandemia do novo Coronavírus, na sessão de julgamento será priorizada a participação dos órgãos de imprensa, os quais deverão previamente efetuar o cadastramento para acesso ao Plenário da Casa de Leis.

Conforme o advogado de defesa, Marcio Berti, mais uma vez o presidente da Câmara, Claudinho Kohler, se precipitou e que não poderia marcar nova votação.

Marcio Berti, deixa claro que “o presidente Claudinho está querendo a cabeça do Nilson a qualquer custo”….

 

Procuramos na manha de hoje o presidente da Câmara Claudinho, o qual respondeu por whattsap: “apelação revogada, é o dever da Câmara cumprir a determinação Judicial. Caso haja nova decisão , vamos cumprir”.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Fluxo de trabalho é tema de treinamento do Proesporte em Marechal Rondon

Uma capacitação focada no fluxo de trabalho do Proesporte, para que a entidades selecionadas façam uma boa gestão no transcorrer da iniciativa, é tema de encontro nesta manhã de quarta-feira (24), em Marechal Cândido Rondon.

O treinamento do projeto realizado em nível de estado ocorre na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), com participação aberta às entidades contempladas e por dirigentes de grupos interessados em acessar o projeto.

A sessão, que reúne representantes de entidades de inúmeros municípios, também é marcada pela entrega do “Selo do Proesporte” e pela assinatura do termo de compromisso.

A abertura foi feita pelo secretário de Esporte e Lazer de Marechal Rondon, Diogo Schneider, pelo chefe da 11ª regional da Paraná Esporte, Sérgio de Melo Matias, e pelo coordenador geral do Proesporte, Otávio Taguchi. Estiveram presentes a assistente técnica do Proesporte, Cristiane Wotroba, e o coordenador do Paraná Bom de Bola, Roberto Costa.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e texto

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Nova CIN digital está sendo implantada no Brasil

O antigo modelo do RG é válido até 2032

 

A nova forma de apresentar identidade está em circulação e é válida por todo território nacional. A nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) em forma digital, substitui o antigo Registro Geral (RG) e conta com novos campos, código MRZ (Zona Legível por Máquina) e uma versão digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Meu Gov.br.

O antigo modelo do RG é válido até 2032 e até lá a população brasileira tem tempo hábil para se adequar a nova forma de identificação.

Para realizar a emissão do documento, ainda é necessário que o cidadão ou cidadã, compareça presencialmente em algum instituto de identificação, com horário previamente agendado pelo Portal Cidadão, realizando o seguinte processo: selecionar o serviço desejado e informar os dados solicitados, fazer o pagamento da taxa, retornar ao portal para finalizar o processo e no dia agendado, comparecer com os documentos e/ou cópia dos documentos solicitados pelo site, como certidão de nascimento, certidão de guarda ou tutela, mais Documentos dos responsáveis em caso de pessoa menor de idade, certidão de casamento para os que possuem e em caso de divorciados, certidão de casamento com averbação.

Em Marechal Cândido Rondon, o Instituto de Identificação do Paraná localiza-se na Rua Pernambuco, número 815, centro de Marechal.

Já para solicitação da CIN digital, ao receber o documento impresso é necessário acessar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) e emitir a CIN em formato digital. O processo é gratuito e similar ao que já ocorre com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

 

 

Continue Lendo

Geral

Sindicato Rural de Marechal Rondon vai lançar campanha para ampliar quadro social

Está confirmada para hoje, quarta-feira, a partir das 14h00, no auditório da Associação Municipal dos Suinocultores, a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.

Além de a entidade prestar contas do exercício financeiro de 2023, na ocasião também serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano passado, será divulgado o parecer do Conselho Fiscal e debatidos outros assuntos de interesse das famílias rurais.

Serão abordadas várias ações que o Sindicato desenvolve em prol de melhores dias para o agronegócio microrregional.

Dentre estas questões, está a luta em prol de uma energia rural de melhor qualidade, pela redução das exigências para o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias, ampliação do seguro rural, e várias outras demandas do setor produtivo.

Durante a Assembleia, o presidente Edio Chapla também anunciará a realização de uma campanha para aumentar o número de associados e vai revelar os benef[icios que as famílias do campo têm a partir do momento em que se filiam ao Sindicato Rural…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.