Conectado com

Geral

Agência Brasil explica o certificado digital de vacina contra covid-19

Agência Brasil

Documento comprova a conclusão do esquema vacinal

 

Para quem já completou a vacinação contra covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, é possível obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

O certificado, contudo, não tem validade internacional, ficando a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.

A Suíça e a França, por exemplo, foram uns dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições. Os Estados Unidos, por sua vez, já anunciaram que não devem exigir imunização contra covid-19 para entrada, embora mantenham restrições a brasileiros com base em outros critérios sanitários.

A Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu, no início de julho, que todos os países em processo de abertura aceitem viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela entidade. São elas: Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19.”

Aplicativo Conecte Sus.
Aplicativo Conecte SUS – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Conecte SUS

Para emitir o Certificado Nacional de Vacinação, é necessário acessar o site ou o aplicativo Conecte SUS.

Para ter acesso ao Conecte SUS, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal. Quem ainda não se cadastrou pode fazer na hora, seja acessando o site ou o aplicativo.

Uma vez feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, a pessoa terá acesso a uma série de serviços, incluindo o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu Vacinas, deve constar as doses contra covid-19 que foram tomadas.

Para emitir o CNV, deve-se marcar a opção Certificado de Vacinação. O sistema fornecerá então um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento, que poderá ser baixado em formato PDF em três línguas: português, inglês e espanhol.

No aplicativo Conecte SUS, o procedimento é similar. Uma vez instalado no celular e feito o login por meio do cadastro na plataforma Gov.br, o usuário deve clicar na opção Vacinas, que estará na página inicial. Deve-se então selecionar a vacina contra covid-19 e selecionar a opção Certificado de Vacinação.

O aplicativo dá também a opção de baixar uma versão em PDF do comprovante.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Adetur inicia inscrições à 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo em Pato Bragado

Dia 19 de maio será a vez do município de Pato Bragado receber os cicloturistas e apaixonados pelo pedal de toda a região.

É a 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial Caminhos do Iguaçu

As inscrições no 1º lote à R$ 100 + 10% da taxa de inscrição já estão abertas e são feitas por meio do site da Adetur Cataratas e Caminhos.

O local de concentração será o Centro de Eventos do Parque de Exposições de Pato Bragado.

Serão dois trajetos, um de 27 quilômetros e outros de 45 quilômetros que contemplam trilhas, rios, lagos, além das belezas do interior do município.

Haverá o sorteio de 4 bikes aro 29, além de diversos brindes de parceiros.

06h30 – Confirmação de inscrições e café da manhã (Obrigatório a apresentação de documento com foto para confirmação da inscrição realizada via boleto bancário)

8h15 – Concentração

08h30 -Saída

12 horas – Almoço e sorteio de brindes

O evento é uma promoção da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e a organização e realização está por conta da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pato Bragado e grupos de ciclistas da região.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Copagril promoverá Seminário de Suinocultura dias 24 e 25 de abril

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizará, nos dias 24 e 25 de abril, o evento: Seminário de Suinocultura 2024, que terá por local o Salão Social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon.

O encontro é voltado para associados da Copagril que trabalham no sistema de integração da Cooperativa e tem o propósito de difundir conhecimentos atualizados sobre manejo visando ao aumento dos resultados na suinocultura.

Em ambos os dias, o público presente terá oportunidade de assistir à palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Geraldo Camilo Alberton, que abordará o tema: “Reprogramando a mente para explorar o máximo da saúde e do desempenho dos suínos”. Também haverá participação de Rafael Cesar Bertol, que abordará o tema: “Cuidados com os suínos no inverno para o melhor resultado.

Após as explanações, a Copagril oferecerá uma premiação aos produtores que tiveram melhor performance em produtividade suína no ano de 2023.

Programação

Considerando as diferentes etapas do sistema produtivo, o Seminário de Suinocultura terá programação específica para cada fase:

Dia 24 de abril:

ÀS 08h30  Seminário voltado para os produtores de UPD;

Às 13h30  Seminário voltado para os produtores de Creche;

Dia 25 de abril:

Às 08:30  Seminário voltado para os produtores de Terminação.

O seminário em questão é somente para integrados, e os convites serão feitos pelos técnicos.

 

Fonte: Assessoria Copagril

Continue Lendo

Geral

Toledo recebe reconhecimento federal de emergência devido à dengue

Toledo e mais cidades do Paraná receberam nesta segunda-feira (15), o reconhecimento da Defesa Civil Nacional de situação de emergência. A medida ocorre porque os municípios têm um aumento significativo no número de casos de dengue.

A portaria oficial com a classificação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União. Além de Toledo, a lista conta com os municípios de Barracão; Cruzeiro do Iguaçu; Goioerê; Pato Branco; Morretes; e Vera Cruz do Oeste. Além das sete cidades mencionadas, outros 129 municípios paranaenses

Com o reconhecimento da Defesa Civil, as prefeituras podem pedir recursos ao Governo Federal para ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Número de casos no Ano Epidemiológico em Toledo

Conforme o último boletim divulgado pela Prefeitura de Toledo em relação à dengue, na última sexta-feira, 12. No momento, são 3.097 casos confirmados no ano epidemiológico. Infelizmente sete pessoas faleceram em decorrência da dengue no período.

Os cinco bairros com o maior número de casos são Jardins Europa/América (555), Jardim Facchini (215), Jardim Coopagro (212), Jardim Panorama (198) e Centro (182). O número de confirmações pode ficar ainda maior, pois há 718 pacientes aguardando resultados de exames.

 

Fonte: Toledo News

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.