Conectado com

Geral

Agricultores conferem previsão do tempo para intensificarem plantio da soja

Foto: Aerofito

A previsão de chuva a partir desta quarta-feira, com promessa de se prolongar até segunda da semana que vem, podendo chegar a 70 milímetros acumulados em boa parte da região Oeste do Paraná, anima os produtores a plantar.

 Há previsão de precipitações a partir de amanhã 

Mesmo assim, a palavra de ordem é “cautela”, porque há chance de a chuva não vir, novamente.

Até semana passada, apenas 1% da área nos Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de Toledo e de Cascavel havia sido cultivada, mas esse percentual se elevou no fim de semana e, com base no levantamento do Departamento de Economia Rural, em torno de 12% da área destinada ao cultivo – equivalente a 120 mil hectares – já haviam sido semeados.

Se a previsão estiver mantida, até o fim desta terça-feira esse número poderá passar dos 300 mil hectares na região Oeste do Estado.

Mesmo assim o número é pequeno, haja vista que neste momento o Oeste já deveria contar com mais de 80% dos campos cultivados, ou seja, mais de 800 mil hectares em desenvolvimento vegetativo.

O plantio está atrasado em quase um mês em decorrência da falta de umidade no solo e quem plantou corre o risco de ter que replantar.

Ontem o mapa da umidade para a região, atualizado pelo Instituto Agronômico do Paraná, indicava secura total no solo.

Desde maio deste ano, quando as chuvas se tornaram irregulares, o déficit de precipitação já beira os 800 milímetros, mais de 150 milímetros somente em setembro, que se desenhou como o segundo setembro mais seco em uma década, atrás apenas de setembro de 2017.

Segundo o técnico do Deral José Pértille, diante de todas essas questões, os produtores estão com um olho na plantadeira e outro no céu.

Ele destaca que os agricultores só vão plantar mais se de fato perceberem que a chuva vai se confirmar, caso contrário não vão se arriscar além do que está cultivado e perder o que já foi semeado por falta de água.

Os principais modelos meteorológicos indicam que a chuva não será regular neste mês de outubro.

Isso só poderá ocorrer a partir de novembro, mesmo assim se as condições climáticas forem favoráveis e não sofrerem alterações no meio do caminho.

As áreas cultivadas com milho e feijão também aumentaram neste início de semana, saltando para 35% de milho e 38% de feijão.

Para a germinação, recuperação e o desenvolvimento das lavouras, são necessários ao menos 50 milímetros de chuva imediata.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Acesso principal ao distrito de São Roque não será interditado nesta semana

A empresa repensou o planejamento, em virtude de a colheita da 2ª safra estar acontecendo na região

 

A empresa D&D Pavimentações, que realiza obras na sede distrital de São Roque, havia anunciado na sexta-feira, que realizaria intervenções na via principal de acesso à localidade nesta semana. Em virtude disso, a estrada estaria interditada até quarta-feira (19).

Porém, a empresa repensou as ações, em virtude de a colheita da 2ª safra de milho estar acontecendo na região, o que geraria ainda mais transtorno aos motoristas, que seriam obrigados a utilizar vias secundárias. Por isso, optou em realizar outros trabalhos e não interditar a via. Portanto, o acesso à sede distrital de São Roque, pela via asfaltada, está aberto normalmente.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Vitima de acidente com moto em Palotina morre no hospital em Toledo

Acidente ocorreu na quarta-feira (12)

Faleceu neste domingo (16) o jovem Gustavo Calargo, de 21 anos, que estava internado em razão de ter sofrido um acidente com moto na noite de quarta-feira da semana passada, dia 12.

Gustavo conduzia uma Honda Bros entre Palotina e Francisco Alves quando se envolveu em uma colisão frontal contra um veículo Gol.

O motociclista resultou com ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal de Palotina, porém, devido a gravidade dos ferimentos foi necessário ser transferido para Toledo onde veio a falecer neste domingo.

 

Fonte: Correio do Ar

Continue Lendo

Geral

Encerra-se hoje a campanha de vacinação contra a poliomielite

Foto: Venilton Küchler/AEN

Para que as crianças recebam o imunizante, é necessário que os responsáveis levem o cartão vacinal, cartão SUS ou CPF

 

A campanha de vacinação contra poliomielite continua até esta sexta-feira (14). A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon expõe que a imunização contra paralisia infantil é destinada para crianças menores de 5 anos. Crianças menores de 1 ano devem atualizar a caderneta, enquanto crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da vacina.

As doses dos imunizantes estão disponíveis até hoje nas salas de vacina da sede e do interior, com horário de atendimento das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e São Roque devem procurar a sala de vacina mais próxima.

Para que as crianças recebam o imunizante, é necessário que os responsáveis levem o cartão vacinal, cartão SUS ou CPF.

Em nível municipal, a campanha conta com a parceria da Família Rotária, por meio dos quatro Rotary clubs, da ASR (Associação de Senhoras de Rotarianos), do Rotaract, Interact e Rotakids.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.