Conectado com

Agricultura

Agricultores conferem previsão do tempo para intensificarem plantio da soja

Foto: Aerofito

A previsão de chuva a partir desta quarta-feira, com promessa de se prolongar até segunda da semana que vem, podendo chegar a 70 milímetros acumulados em boa parte da região Oeste do Paraná, anima os produtores a plantar.

 Há previsão de precipitações a partir de amanhã 

Mesmo assim, a palavra de ordem é “cautela”, porque há chance de a chuva não vir, novamente.

Até semana passada, apenas 1% da área nos Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de Toledo e de Cascavel havia sido cultivada, mas esse percentual se elevou no fim de semana e, com base no levantamento do Departamento de Economia Rural, em torno de 12% da área destinada ao cultivo – equivalente a 120 mil hectares – já haviam sido semeados.

Se a previsão estiver mantida, até o fim desta terça-feira esse número poderá passar dos 300 mil hectares na região Oeste do Estado.

Mesmo assim o número é pequeno, haja vista que neste momento o Oeste já deveria contar com mais de 80% dos campos cultivados, ou seja, mais de 800 mil hectares em desenvolvimento vegetativo.

O plantio está atrasado em quase um mês em decorrência da falta de umidade no solo e quem plantou corre o risco de ter que replantar.

Ontem o mapa da umidade para a região, atualizado pelo Instituto Agronômico do Paraná, indicava secura total no solo.

Desde maio deste ano, quando as chuvas se tornaram irregulares, o déficit de precipitação já beira os 800 milímetros, mais de 150 milímetros somente em setembro, que se desenhou como o segundo setembro mais seco em uma década, atrás apenas de setembro de 2017.

Segundo o técnico do Deral José Pértille, diante de todas essas questões, os produtores estão com um olho na plantadeira e outro no céu.

Ele destaca que os agricultores só vão plantar mais se de fato perceberem que a chuva vai se confirmar, caso contrário não vão se arriscar além do que está cultivado e perder o que já foi semeado por falta de água.

Os principais modelos meteorológicos indicam que a chuva não será regular neste mês de outubro.

Isso só poderá ocorrer a partir de novembro, mesmo assim se as condições climáticas forem favoráveis e não sofrerem alterações no meio do caminho.

As áreas cultivadas com milho e feijão também aumentaram neste início de semana, saltando para 35% de milho e 38% de feijão.

Para a germinação, recuperação e o desenvolvimento das lavouras, são necessários ao menos 50 milímetros de chuva imediata.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Encontro Estadual de Líderes Rurais 2022 ocorre em Curitiba

Com a expectativa de reunir mais de 4 mil produtores rurais de todas as regiões do Paraná, o Sistema FAEP/SENAR realiza nesta sexta-feira, a partir das 09h00, na Região Metropolitana de Curitiba, o Encontro Estadual de Líderes Rurais 2022.

 

O evento faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical, lançado em 2018 como forma de estimular os sindicatos rurais e encontrarem soluções para ampliar o número de associados e de garantir sua autonomia.

Nesse sentido, o estímulo à formação de novos líderes tem importância estratégica para o setor agropecuário.

O encontro vem coroar uma trajetória virtuosa que envolveu diversas iniciativas ao longo de 2022, como os cursos “Liderança Rural”, a capacitação “Agro Pro – Produtor Protagonista” e os dez encontros regionais de líderes com a presença de palestrantes e especialistas, e que reuniram mais de 2,5 mil participantes.

Além disso, produtores rurais envolvidos com as comissões técnicas da FAEP, Comissão Estadual de Mulheres da FAEP e demais capacitações do SENAR-PR também têm participação confirmada.

A programação inclui palestras técnicas e apresentações culturais, além de propiciar interação e troca de experiência entre os participantes.

O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, comenta a respeito..

 

Continue Lendo

Agricultura

Adapar faz simulado contra a peste suína africana

Último foco registrado no Brasil é de 1981

 

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná participaram de um simulado de emergência zoosanitária contra a peste suína africana, cujo trabalho  reuniu serviços veterinários oficiais de todo o País e representantes internacionais, foi realizado em Presidente Getúlio, Santa Catarina.

A Peste Suína é uma enfermidade viral e não oferece risco à saúde humana, no  entanto, pelo alto grau de transmissibilidade, pode dizimar rebanhos de suínos, se constituindo em uma das mais temidas mundialmente.

O último foco registrado no Brasil é de 1981 e o País foi declarado livre da doença em 5 de dezembro de 1984.

Por não ter nenhuma vacina comprovadamente eficaz, a ação preventiva é sempre importante.

O exercício simulado realizado em Santa Catarina imitou a ocorrência da doença, com o objetivo de treinar os serviços veterinários e avaliar a eficiência dos planos de contingência na eventualidade de foco real, minimizando impactos econômicos e sociais.

O coordenador de Sanidade dos Suínos da Adapar, João Teotônio, foi o responsável pela coordenação operacional de campo com 136 médicos veterinários e reforçou a importância do serviço veterinário oficial manter um suporte técnico para atendimento a enfermidades de alto impacto no agronegócio…..

 

Além da peste suína africana, o Paraná é livre da peste suína clássica e tem reconhecimento de bloco em separado, o que garante maior autonomia no caso de ocorrência da doença em outros estados da federação com realidades diferentes da paranaense.

 

 

Continue Lendo

Agricultura

Copagril inicia preparativos para o Dia de Campo 2023

Diretores, superintendentes e integrantes da área agronômica da Copagril já iniciaram preparativos o o tradicional e primeiro grande evento anual da cooperativa, o Dia de Campo.

A edição de   2023 será realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro na estação experimental da cooperativa.

A pretensão é que o evento  apresenta  todas as novidades do mercado agropecuário: da tecnologia dos grãos e os maquinários mais modernos.

Os convites às empresas e instituições parceiras estão ocorrendo e a expectativa é de mais um grande evento do agronegócio regional.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.