Rádio Difusora do Paraná

Agricultores rondonenses colhem menos, mas preço do milho é compensador

Com a estiagem que castigou os municípios durante grande parte do ciclo, as primeiras áreas colhidas de milho da safrinha não apresentam grandes produtividades na microrregião de Marechal Cândido Rondon.

 

O Departamento de Economia Rural da SEAB aponta diferença de 15 reais entre custo de produção médio e cotação da saca do cereal no Estado e, mesmo com produção reduzida em 1 milhão e 600 mil toneladas, o produtor paranaense deve comemorar a safra.

A saca de milho no Paraná é comercializada ao redor de 40 reais, um patamar bastante favorável aos produtores.

De acordo com o Deral, o custo médio de produção do cereal no estado fica entre 25 e 27 reais, o que torna a segunda safra 2020 a melhor da história para esta relação custo de produção x preço de venda.

Segundo o analista de milho do Departamento de Economia Rural, Edmar Gervásio, mesmo com as perdas de produção e produtividade causadas pela estiagem no desenvolvimento das lavouras, a safra será positiva para os produtores paranaense, que aproveitam este elevado patamar de cotações para negociar.

A estimativa do analista é que, até o final de julho, cerca de 40% da produção já esteja vendida.

Enquanto isso, a colheita segue avançando e nesta semana deve dobrar os 17% registrados até segunda-feira passada, já que as condições climáticas passaram a ser mais favoráveis aos trabalhos no campo.

Os dados iniciais para a safra eram de projeção de produção de 13 milhões de toneladas e produtividade média de 100 sacas por hectare, mas estes índices já foram reduzidos para produção de 11 milhões e 400 mil toneladas e produtividade média de 88,33 sacas por hectare.

A microrregião de Marechal Cândido Rondon está ainda na fase inicial da colheita, mas nas primeiras áreas a produtividade em grande parte dos casos é inferior a 150 sacas por alqueire.

Ontem, no momento em que a colheitadeira estava em ação, a Rádio Difusora do Paraná ouviu o depoimento do agricultor Jairo Barbian, da região da Linha Guará..

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/07/FAN-PACHECO-1.mp3?_=1