Agrônomo detalha cuidados necessários para o bom desenvolvimento do milho da safrinha

Com a colheita da soja e plantio do milho da safrinha em fase de conclusão dos trabalhos, a agricultura está a todo vapor na microrregião de Marechal Cândido Rondon.   

 

Com os avanços recentes, após um período de intensas chuvas e a retomada de dias ensolarados, estima-se que a colheita da soja de verão tenha ultrapassado 90% das áreas cultivadas.

Esse percentual também é estimado para o plantio do milho da safrinha, embora a maioria dos produtores tenha se atrasado em razão da dificuldade para colher a soja com a umidade do solo.

As primeiras áreas colhidas não apresentaram grandes produtividades, principalmente em decorrência da estiagem que afetou as lavouras durante o ciclo vegetativo.

Após as primeiras áreas, no entanto, foram registradas boas colheitas girando entre 120 e 150 sacas em média por alqueire e até mesmo casos em que as produtividades alcançaram números ainda mais expressivos.

Já as últimas lavouras, especialmente aquelas que permaneceram dessecadas por muitos dias e não foram colhidas devido ao tempo chuvoso, apresentaram problemas em se tratando de qualidade do material.

Com a colheita da soja em fase de conclusão na microrregião, as atenções dos agricultores estão voltadas a um bom plantio e melhor desenvolvimento do milho segunda safra.

Na condição de engenheiro agrônomo, o vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Cevio Mengarda, detalha alguns cuidados que se fazem necessários…