Rádio Difusora do Paraná

Agronomo e vice-presidente do Sindicato Rural analisa desempenho do milho da safrinha

Encerrada a colheita da soja e o plantio do milho da safrinha na microrregião de Marechal Cândido Rondon, as atenções dos agricultores estão voltadas agora as condições climáticas e ao ataque de pragas.

 

A produtividade da oleaginosa foi considerada positiva pela maioria dos produtores, o mesmo acontecendo em relação a implantação das lavouras com o milho da segunda safra.

A considerar que as chuvas já não tem a mesma intensidade e o calor está se tornando mais intenso, os agricultores começam a olhar com mais frequência as previsões da meteorologia.

Aliadas as condições climáticas, as pragas que costumeiramente atacam as lavouras de milho no início de ciclo também chamam atenção e as aplicações de agroquímicos estão sendo intensificadas.

As pragas mais comentadas de momento são o percevejo e a cigarrinha do milho, embora os produtores mais atentos tenham se prevenido com variedades mais resistentes.

O agrônomo Cevio Mengarda, vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, aponta o que pode ter ocasionado maior ataque de percevejos nas lavouras de milho….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2023/03/MAN-CEVIO.mp3?_=1