Presente desde 2000 no Show Rural, o Sistema Ocepar irá receber os visitantes desta 37ª edição do evento com uma exposição sobre o Ano Internacional das Cooperativas, celebrado ao longo de 2025.
A proposta da mostra, montada na Casa Paraná Cooperativo, é dimensionar a relevância do cooperativismo ao redor do mundo, com destaques e números estaduais, nacionais e globais.
A casa estará aberta a todos os visitantes do Show Rural, com mesas de trabalho, acesso à uma praça interna, para descanso e trocas entre os cooperados.
A ambientação foi preparada seguindo a linguagem visual adotada pela ONU para celebrar o ano internacional das cooperativas, com referência à data no mobiliário e nas colunas internas do hall principal.
Além da exposição, a Casa Paraná Cooperativo abrigará reuniões técnicas voltadas ao ramo Agro e será também um endereço de interação e networking para visitantes de todo o país.
Na quarta-feira, dia 12/2, acontecerá a primeira reunião ordinária do Sistema Ocepar e Fecoopar, com as participações já confirmadas, dos governadores, Ratinho Júnior, do Paraná e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul.
Na pauta, investimentos do setor para o ano de 2025 e possíveis parcerias com os governos estaduais.
A expectativa é que o local receba caravanas de cooperados de todo o Paraná, com crescimento de 18% em comparação ao ano passado.
O Ano Internacional das Cooperativas foi instituído pela Organização das Nações Unidas como um reconhecimento da capacidade das cooperativas de crescer e apoiar comunidades e pessoas em momentos de vulnerabilidade, com atuação social, ambiental e econômica.
Com o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a expectativa é de que a ONU incentive os 193 países-membro a fortalecer o cooperativismo, assim como estimule a criação de novas cooperativas.