Conectado com

Agricultura

Apesar da safra recorde, cotações do trigo continuam em patamares elevados

O País ainda não é autossuficiente na produção

 

É o que revela a Análise Mensal do Mercado de Trigo, realizada pela  Companhia Nacional de Abastecimento.

De acordo com o documento, disponível no site da Companhia, a alta cambial, os custos de importação e a valorização do trigo no mercado internacional são os principais fatores que sustentam as cotações em patamares elevados.

A volatilidade do dólar e as cotações no mercado internacional devem contribuir para um quadro de estabilidade com leve viés de alta no curto prazo para os preços domésticos.

Segundo o diretor da Conab, Sérgio De Zen, dessa forma, o aumento da disponibilidade interna do produto provocado pela colheita no Paraná e no Rio Grande do Sul – principais produtores nacionais – não foi capaz isoladamente de causar uma redução nos preços.

Em novembro, no Paraná, a saca de 60 quilos do trigo pão PH 78 foi cotada a 88 reais e 54 centavos, apresentando discreta desvalorização de 0,1%, enquanto que no Rio Grande do Sul a saca saiu a 82 reais e 74 c centavos, o que representa uma valorização de 1%.

A boa produção registrada neste ano também reflete nas exportações brasileiras: espera-se um aumento nos embarques de trigo impulsionado pela escassez internacional do produto prevista para o próximo ciclo.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em relatório divulgado no mês de novembro/2021, devem ser colhidas 775 milhões de toneladas de trigo no mundo – uma retração de 0,13% em relação ao período anterior.

A despeito da pequena baixa na produção mundial, a estimativa de consumo foi aumentada em 1,02%, alcançando 785 milhões de toneladas.

O Brasil ocupa a 15ª posição no ranking mundial dos maiores produtores do cereal e, mesmo com a elevação na venda do grão ao mercado externo, as importações do trigo devem permanecer nos mesmos patamares que o registrado no ano passado.

O país não é autossuficiente na produção da gramínea e consome cerca de metade daquilo que é produzido internamente, comprando de outros países o restante necessário para o consumo interno.

 

Com AgroLink

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Copagril prega otimismo nas pré assembleias com associados

Foto: Assessoria

Com o encerramento do Dia de Campo, o cronograma de atividades da Copagril segue com o roteiro de pré-assembleias.

No sábado  pela manhã  a   a primeira reunião foi com  associados da região de Guaira, na AACC  local.

Na segunda-feira, serão três pré-assembleias:  pela manhã   ocorreu reunião  no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Iguiporã; 14 horas será   na Casa da Cultura de Entre Rios do Oeste; e às 19 horas e 30 minutos com associados da unidade  de  Margarida.

Amanhã, terça-feira,  às 9 horas na AACC de Marechal Cândido Rondon e às 14 horas na Casa da Cultura de Mercedes.

Nas reuniões com os associados a diretoria executiva da Copagril discute a respeito dos números que serão levados para a AGO e também o planejamento para o ano de 2022.

Conforme o presidente Ricardo Chapla, apesar de todas as adversidades enfrentas com a pandemia e perda de safra em razão crise hídrica, a cooperativa fechou 2021 com crescimento em seu faturamento geral..

 

Continue Lendo

Agricultura

Manejo Integrado de Pragas voltará a ser difundido em Pato Bragado

O “Manejo Integrado de Pragas” é um conceito que foi instituído na década de 1960 pela comunidade científica, para a otimização do controle de pragas agrícolas.

O termo refere-se à integração de diferentes ferramentas de controle, tais como os produtos químicos, agentes biológico, predadores, extratos de plantas, variedades de plantas resistentes a pragas, manejo cultural, plantas iscas, liberação de machos estéreis, dentre outras.

O emprego conjunto de todas essas ferramentas, de maneira planejada e em harmonia, é a base para solidez de um programa de MIP.

Esse programa mais uma vez será levado ao município de Pato Bragado, conforme destaca a secretária municipal de Agricultura, Jaqueline Vanelli…

 

Continue Lendo

Agricultura

Visitação ao Dia de Campo da Copagril será possível até às 16 horas

Foto: Karine Barbian

Considerando o fato de em 2021 o evento não ter sido presencial, a expectativa dos organizadores em relação a público neste ano, numa avaliação preliminar foi atendida.

Hoje a  visitação à estação experimental  vai  até às 16 horas, e mais uma vez a circulação de pessoas é intensa desde as primeiras horas com comitivas de municípios da área de ação da Copagril, no Paraná e Mato Grosso do Sul.

O coordenador geral do Dia de Campo, Enoir Primon mencionou  pela manhã que  as expectativas foram atingidas e pela manifestação das empresas participantes os agricultores aproveitaram e buscaram informações principalmente em relação aos híbridos que poderão ser utilizados na próxima safra.

Por sua vez o diretor vice-presidente, Elói Podkova , também avaliou positivamente o evento presencial deste ano……..

 

Conforme a programação previamente  estabelecida, o campo experimental estará aberto para visitação até às 16 horas de hoje.

Momentos mais tarde, com a presença dos expositores e servidores, haverá o ato de encerramento e o anúncio da data do Dia de Campo Copagril de 2023.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.