Uma das embarcações naufragou em virtude dos disparos recebido e parte do carregamento ilícito ficou à deriva.
Na madrugada desta quinta-feira, mais uma grande apreensão foi realizada por equipes que participam da Operação Hórus, integrada pela Polícia Federal, Cobra/BPFron/PMPR, Tigre/PCPR, Bope/PMMS, PRF, Força Nacional e pelo Exército Brasileiro, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
Durante patrulhamento de rotina na zona rural de Mercedes, policiais avistaram um caminhão atolado na barranca com grande quantidade de caixas de cigarros paraguaios no chão e iniciaram procedimento de aproximação silenciosa ao porto clandestino.
Na tentativa de abordagem, grande correria se iniciou no porto clandestino e os criminosos conseguiram empreender fuga pela mata ciliar fechada, não sendo encontrados.
Em desdobramento da apreensão e realizando buscas na localidade para realizar a prisão dos envolvidos, os criminosos começaram a desferir disparos de arma de fogo para facilitar a fuga de duas embarcações (que estavam escondidas nas margens do lago de Itaipu) ao Paraguai, o que obrigou pronta resposta das forças policiais envolvidas.
Após o confronto, uma das embarcações naufragou em virtude dos disparos recebido e parte do carregamento ilícito ficou à deriva.
No total foram apreendidas duas embarcações artesanais de médio porte e um caminhão Mercedes 1113 carregados com aproximadamente 400 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão ao crime organizado da região.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.