Rádio Difusora do Paraná

Apresentado projeto do corredor bioceânico para autoridades da Argentina

O governador do Paraná, Ratinho Junior, se reuniu ontem com autoridades da Argentina, e apresentou as possibilidades de rotas e ramais que ligarão Brasil, Chile, Argentina e Paraguai por meio de um novo traçado ferroviário.

 

Rotas e ramais ligarão Brasil, Chile, Argentina e Paraguai por meio de um novo traçado ferroviário.

 

 No encontro, Ratinho Junior deu detalhes da parte do projeto que está mais avançada, o chamado Corredor Oeste de Exportação.

O ramal, também ferroviário, vai ligar o Porto de Paranaguá até a cidade de Maracaju, no Mato grosso do Sul, ampliando a malha operada hoje pela Ferroeste.

Segundo o governador, há um potencial muito grande neste projeto do corredor bioceânico, que permitiria ampliar o comércio entre os países, diminuindo o tempo de transporte em cerca de 30%, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

A previsão é que a nova malha ferroviária entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul tenha uma extensão de até 1.371 quilômetros.

A ideia é estabelecer uma sintonia política entre os países para que a proposta possa ser ampliada, com a construção de aproximadamente 450 quilômetros de ferrovia no Paraguai, extensão que permitiria a ligação entre Paranaguá e Antofagasta, com a abertura do corredor bioceânico.

Ficou estabelecido que um grupo de trabalho Paraná/Argentina será montado para dar encaminhamento às tratativas sobre o corredor bioceânico.

Nos próximos meses será organizada uma agenda política envolvendo os dois países, com intermediação do Governo do Paraná, para fortalecer o projeto.